2 - A pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa permite pesquisar opiniões, atitudes e comportamentos. Uma de suas características mais marcantes é a objetividade, pois os dados são considerados estatisticamente e, para isso, não só as perguntas mas também as alternativas de respostas precisam ser tão objetivas quanto possível. As pesquisas quantitativas oferecem a possibilidade de extensão dos resultados para a população pesquisada, isto é, permitem que os resultados obtidos sejam considerados não só para a compreensão dos comportamentos, opiniões e atitudes da amostra pesquisada, mas extrapolados para a população que foi representada por aquela amostra. É isso que acontece, por exemplo, nas pesquisas de intenção de votos. Os institutos de pesquisa não precisam pesquisar toda a população para prever os resultados das urnas. Eles pesquisam uma parcela relativamente pequena da população e conseguem prever os resultados com reduzida margem de erro. Essa generalização dos resultados obtidos na amostra para toda a população só é possível em pesquisas quantitativas, o que não significa que todas as quantitativas permitam essa extrapolação. Como você verá no capítulo sobre amostragem, essa generalização de resultados só é possível se a amostra for probabilística. Esta, aliás, é outra característica importante das pesquisas quantitativas: elas demandam conhecimento e aplicação das técnicas de amostragem.

As pesquisas quantitativas são muito usadas por fornecerem informações sobre os fenômenos pesquisados em vários níveis. Por não fazer uma análise profunda, as pesquisas quantitativas possibilitam a inclusão de maior número de variáveis, oferecendo uma análise mais ampla dos fenômenos. As pesquisas quantitativas, pela própria natureza de sua tabulação de dados, demandam a utilização de instrumentos estatísticos e questionários estruturados, preferencialmente com perguntas fechadas. São usadas tanto para pesquisas ad hoc como para pesquisas de iniciativa dos institutos de pesquisa. São mais indicadas quando se quer estudar relações causais entre as variáveis e quando se objetiva obter resultados conclusivos.



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