As pesquisas qualitativas podem complementar as quantitativas. Há três casos em que isso pode ocorrer:


1) A pesquisa qualitativa como pré-requisito essencial para um estudo quantitativo – este é o caso mais comum. A pesquisa qualitativa realizada antes da quantitativa serve para oferecer maior compreensão do assunto, levantar hipóteses e auxiliar na formação das perguntas e das alternativas de respostas dos questionários estruturados.

2) A pesquisa qualitativa como acompanhamento simultâneo e útil da fase quantitativa – este é um caso menos comum, que só costuma ser empregado quando a empresa dispõe de pouco tempo para a realização da pesquisa. Sua maior vantagem é oferecer dados ao mesmo tempo amplos e profundos em um curto intervalo de tempo. Em contrapartida, os resultados da qualitativa não ajudam a delimitar melhor a quantitativa, e também não ocorre o contrário.

3) A pesquisa qualitativa como fase pós-quantitativa útil – esta opção é feita quando a empresa realiza uma pesquisa quantitativa e quer entender melhor os resultados por ela apontados. A qualitativa, neste caso, serve para buscar as explicações para a compreensão das hipóteses que foram verificadas na quantitativa. Também é usual realizar pesquisas qualitativas apenas com alguns grupos que receberam destaque na etapa quantitativa.



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