|
5 - Critério para a escolha Alguns critérios precisam ser considerados na escolha entre pesquisas qualitativas e quantitativas. Há dez critérios principais que precisam ser considerados na decisão do método de pesquisa: 1) Assunto da pesquisa – assuntos mais complexos indicam a utilização de pesquisa qualitativa, pois são mais difíceis de serem pesquisados em questionários estruturados e exigem maior tempo na realização da coleta de dados. 2) Complexidade do público a ser pesquisado (target group) – quando o grupo a ser pesquisado é complexo e pouco homogêneo, indica-se a pesquisa qualitativa porque ela mostra os resultados em bases individuais e não apresenta viés nos resultados se o grupo for heterogêneo. 3) Necessidade de avaliação clara em bases individuais – mesmo se o grupo não for complexo, mas se houver necessidade de conhecer opiniões individuais, recomenda-se a metodologia qualitativa, já que a quantitativa trabalha com técnicas estatísticas e não com análises individualizadas. 4) Nível de conhecimento do assunto pesquisado – quando se tem bastante conhecimento do assunto a ser pesquisado, pode-se realizar pesquisa quantitativa, pois ela exige esse conhecimento para a elaboração das perguntas fechadas. 5) Certeza quanto à solidez das atitudes sobre aquele assunto – quando não se tem certeza se o público-alvo tem opinião formada sobre o assunto a ser pesquisado, o ideal é realizar pesquisas qualitativas, pois elas mostram esse grau de incerteza, enquanto os resultados da quantitativa podem “mascarar” essa incerteza e levar a decisões erradas. |
Copyright © 2010 AIEC. |