6) Considerações de custo – se a empresa dispuser de poucos recursos, em geral é indicada a pesquisa quantitativa, pois a complexidade da qualitativa torna-a mais dispendiosa. Porém, se a amostra da quantitativa for muito grande, a situação pode se inverter ficando a qualitativa com custo menor.

7) Restrições de prazo – quando o prazo é curto, a indicação é para pesquisas quantitativas porque as qualitativas demandam mais tempo na análise dos resultados e elaboração do relatório. O meio a ser utilizado na coleta de dados da quantitativa, entretanto, pode inverter esta situação, pois a coleta de dados por correio é bastante demorada.

8) Objetivo da pesquisa – se a empresa que está contratando a pesquisa objetiva utilizá-la para tomar decisões relevantes como o lançamento ou a retirada de determinado produto do mercado, aconselha-se a utilização de pesquisa quantitativa, pois as qualitativas não permitem a generalização dos resultados obtidos na amostra para o restante da população.

9) Quantidade de variáveis a serem pesquisadas – se houver muitas variáveis a serem pesquisadas, deve-se utilizar a metodologia quantitativa, porque ela é mais ampla, conseguindo pesquisar uma gama maior de assuntos. Já a qualitativa, em função da sua complexidade, se aplica para os casos em que se quer pesquisar menor número de variáveis.

10) Profundidade da análise dos resultados – a pesquisa qualitativa permite maior aprofundamento da análise dos resultados do que a quantitativa. Exatamente por isso, a qualitativa só consegue abordar um número restrito de variáveis. Responder a questões “por que” e “como”, aprofunda muito mais as respostas do que as questões “o que”, “quantos”, “quando” e “onde”, cujas respostas tendem a ser mais objetivas.



Copyright © 2010 AIEC.