Resumo

Cada metodologia está associada a uma visão de mundo e se propõe a estudar problemas de naturezas distintas. As pesquisas se distinguem entre quantitativas e qualitativas de acordo com a tabulação dos dados e com a forma de abordagem do problema.

As características mais marcantes de uma pesquisa quantitativa são: a objetividade, a análise estatística dos resultados, a possibilidade de extensão dos resultados para a população pesquisada, a aplicação das técnicas de amostragem, a inclusão de maior número de variáveis, o uso de questionários estruturados como instrumentos de coleta de dados, a verificação de hipóteses, a resposta a perguntas “quantos”, “o que”, “quando” e “onde”, o uso de amostras amplas e a participação limitada do entrevistador.

As pesquisas qualitativas, por sua vez, envolvem técnicas em sua maioria de origem psicológica, examinam o tipo e o nível de resposta obtida. Suas características mais marcantes são: a subjetividade, a não possibilidade de generalização dos resultados para a população, a não utilização dos instrumentos estatísticos, a utilização de roteiro aberto como o instrumento mais comum de coleta de dados, o levantamento de hipóteses, a resposta a perguntas “por que” e “como”, o uso de amostras reduzidas e a participação ativa do entrevistador.

As pesquisas qualitativas e quantitativas não são excludentes, pelo contrário, são complementares. Os critérios mais importantes na escolha entre pesquisas qualitativas e quantitativas são: o assunto da pesquisa, a complexidade do grupo a ser pesquisado, a necessidade de avaliação clara em bases individuais, o nível de conhecimento do assunto pesquisado, a certeza ou não quanto à solidez das atitudes sobre aquele assunto, as considerações de custo, as restrições de prazo, o objetivo da pesquisa, a quantidade de variáveis a serem pesquisadas e a profundidade da análise dos resultados.



Copyright © 2010 AIEC.