1 - Conceitos de população e amostragem

Em pesquisa de marketing, uma das primeiras questões que se coloca é a questão da amostragem. Quando se deseja colher informações, se o grupo a ser pesquisado for muito grande, torna-se praticamente impossível fazer um levantamento do todo. Daí a necessidade de investigar apenas uma parte da população (universo de pesquisa). Mas a grande questão da amostragem é: que parte da população escolher para que ela seja a mais representativa possível do todo?

Nem sempre é fácil delinear qual é a melhor amostra e, por vezes, restrições de prazo ou dinheiro impedem que seja usada a técnica de amostragem mais adequada para cada caso. Mas será que é sempre necessário trabalhar com amostras? Na verdade, a primeira questão que o pesquisador (ou a empresa que está contratando o instituto de pesquisa) tem que definir é se irá realizar uma pesquisa censitária (pesquisa com todo o público-alvo) ou se irá optar por uma pesquisa amostral. Se escolher a segunda opção terá que definir que técnica de amostragem é a mais indicada para o seu caso.



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