Não existe uma fórmula para a elaboração do questionário perfeito. Talvez, por isso, alguns digam que a elaboração de um questionário é mais uma arte do que uma técnica. De fato, a experiência de quem elabora é fundamental, pois cada pesquisa apresenta um desafio diferente. Porém, existem dois erros nos questionários que são muito comuns e que podem ser evitados: o erro por vocabulário inadequado e o erro de questionário muito extenso.

Às vezes, quem elabora o instrumento de coleta de dados pertence a um grupo social bastante distinto do público-alvo da pesquisa e é comum que o vocabulário empregado seja o de costume de quem elaborou o instrumento e não o de quem terá que respondê-lo.

Por outro lado, as empresas demandam grande quantidade de informações e quando decidem realizar uma pesquisa de marketing querem que esta pesquisa apresente as respostas para todas as questões que as afligem. Embora compreensível, essa estratégia gera efeitos contrários, pois os pesquisados resistem a responder à pesquisa ou se respondem podem se cansar, o que afeta a qualidade das respostas obtidas.




Copyright © 2010 AIEC.