O número mínimo de pesquisados em um pré-teste varia de acordo com a heterogeneidade da população e com a complexidade do tema que será investigado, mas as pesquisas de marketing devem realizar um pré-teste com, no mínimo, 15 pesquisados.

O pré-teste deve verificar seis aspectos, como mostra o quadro abaixo:

Quadro nº6:
Aspectos a serem verificados no pré-teste


1) clareza e precisão dos termos.

2) desagregação das perguntas.

3) forma das perguntas.

4) ordem das perguntas.

5) modo adequado para a apresentação do questionário.

6) apresentação das perguntas.

Além desses aspectos, o pré-teste também pode servir para levantar as possíveis alternativas de resposta para as questões que serão de múltipla escolha. No pré-teste o pesquisador pode formular uma pergunta aberta para deixar que as respostas do público-alvo da pesquisa sirvam como balizadoras das alternativas de resposta que deverão ser incluídas naquela pergunta. Essa estratégia de deixar para transformar as perguntas abertas em fechadas após o pré-teste é utilizada quando o pesquisador desconhece as possíveis ou prováveis respostas que os pesquisados darão.

Após o pré-teste é necessário corrigir os erros observados. Se houver muitos erros a serem corrigidos ou se a mudança, mesmo que em uma única questão, for significativa, deve-se realizar um novo pré-teste com outras pessoas que pertençam à população-alvo, pois pode ser que a forma adotada para solucionar o problema ainda não seja a melhor.



Copyright © 2010 AIEC.