O número
mínimo de pesquisados em um pré-teste varia de acordo com
a heterogeneidade da população e com a complexidade do tema
que será investigado, mas as pesquisas de marketing devem realizar
um pré-teste com, no mínimo, 15 pesquisados. Quadro
nº6:
Além desses aspectos, o pré-teste também pode servir para levantar as possíveis alternativas de resposta para as questões que serão de múltipla escolha. No pré-teste o pesquisador pode formular uma pergunta aberta para deixar que as respostas do público-alvo da pesquisa sirvam como balizadoras das alternativas de resposta que deverão ser incluídas naquela pergunta. Essa estratégia de deixar para transformar as perguntas abertas em fechadas após o pré-teste é utilizada quando o pesquisador desconhece as possíveis ou prováveis respostas que os pesquisados darão. Após
o pré-teste é necessário corrigir os erros observados.
Se houver muitos erros a serem corrigidos ou se a mudança, mesmo
que em uma única questão, for significativa, deve-se realizar
um novo pré-teste com outras pessoas que pertençam à
população-alvo, pois pode ser que a forma adotada para solucionar
o problema ainda não seja a melhor. |
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