1 - Codificação

Nas pesquisas quantitativas, quer sejam de marketing, quer sejam outros tipos de pesquisa organizacional, os dados são analisados estatisticamente. Essa é uma das diferenças mais significativas entre o método quantitativo e o qualitativo, pois enquanto este último pressupõe o reconhecimento da subjetividade de cada participante da pesquisa, nos métodos quantitativos, os participantes são meros representantes do grupo ao qual pertencem.

Exemplo



As pesquisas de intenção de voto em geral são pesquisas quantitativas.

Muitas pessoas se questionam como uma pesquisa com 2.000 eleitores pode ser usada para prever a intenção de voto de 110 milhões? O que ocorre nessas pesquisas é que cada entrevistado é um “representante” do grupo social ao qual ele pertence e, se a amostra for calculada considerando-se a margem de erro, o intervalo de confiança e o grau de homogeneidade das respostas da população, então os resultados da pesquisa feita com 2.000 eleitores seriam muito próximos dos resultados de um censo com os 110 milhões de eleitores. Porém, o custo de se realizar a primeira opção é muito mais baixo do que o custo do censo. A confiabilidade dos resultados e o custo relativamente baixo para obtê-los têm feito com que muitas organizações optem pelas pesquisas quantitativas quando os resultados são necessários ao processo de tomada de decisões envolvendo investimentos.



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