2 - Passos para elaboração da Pesquisa Quantitativa

O primeiro passo para a realização da análise dos dados quantitativos é a sua codificação.

O quadro mostra como essa codificação costuma aparecer nos questionários:


QUESTIONÁRIO SOBRE SHOPPING

1 - Quantas vezes por mês você vai a shoppings? _________

2 - Qual o meio de transporte que você costuma usar para ir ao shopping?
(1) carro (2) metrô (3) ônibus (4) moto (5) táxi (6) a pé

3 - Qual a sua idade? _________

4 - Qual a sua renda familiar em salários mínimos?
(1) até 5 SM (2) de 5 a 10 SM (3) de 10 a 15 SM (4) + de 15 SM

5 - Qual o shopping de Brasília que você mais gosta?

(1) Park Shopping (2) Conjunto Nacional (3) Pátio Brasil
(4) Brasília Shopping (5) Pier 21 (6) Liberty Mall
(7) Terraço Shopping (8) Outro. Qual? ______  

6 - Qual o motivo que costuma levar você ao shopping?

(1) Compras (2) Lazer/Passeio (3) Ver pessoas
(4) Alimentação (5) Eventos (6) Outro. Qual? ______


No exemplo de questionário apresentado no quadro 1, pode-se observar que nas perguntas “quantas vezes por mês você vai aos shoppings?” e “qual a sua idade?”, não foi colocado nenhum número de codificação. Nesses casos, como as respostas às duas perguntas seriam numéricas, não é necessário criar nenhum código para elas. Porém, nas demais respostas é preciso assumir um número que servirá como um “código” para designar cada resposta. Assim, se na questão 2, a pessoa responder que vai a pé ao shopping, o entrevistador marcará o código 6, e se ela disser que vai de moto, ele marcará o código 4.

Esses dados codificados serão em seguida passados para a planilha eletrônica. Em geral os questionários são preenchidos em papel e após serem entregues pelos pesquisadores que fazem o trabalho de campo, são checados e tabulados no instituto de pesquisa. Porém, há alguns institutos que já trabalham com equipamentos de tabulação on line, por meio dos quais os pesquisadores não mais preenchem os questionários de papel, mas a cada resposta do entrevistado eles vão digitando os códigos, de forma que, ao encerrar a entrevista, os dados já foram digitados, sendo enviados para o instituto a cada vez que o pesquisador confirma que finalizou a entrevista.



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