O passo seguinte consiste na tabulação dos dados (cálculo da média, mediana, moda, percentis, cruzamento de variáveis, correlação, proporção, análise de variância, regressão linear etc.) que em geral é feita por um software estatístico, incluindo o próprio Excel, que apresenta algumas funções básicas de estatística.

Os principais programas (software) estatísticos disponíveis no mercado e utilizados pelos institutos de pesquisa são:

software
Descrição
Link do fabricante

Minitab
O software tem interface de usuário intuitiva e poderosa linguagem de macro. Entre os recursos disponíveis estão: gráficos, tabelas, estatísticas descritivas, médias, medianas, modas, percentis, correlação, proporção, probabilidades, testes paramétricos e não paramétricos, análises de variância, análises multivariadas (função discriminante, análise fatorial, análise conglomerados), regressão linear e não linear (análise de resíduos), logística, geração de números aleatórios, estimação, séries temporais, previsões, planejamento de experimentos, cartas e ferramentas de controle de qualidade, etc.

SPSS
SPSS é um dos softwares estatísticos mais completos, apresentando uma saída com resultados de dados e gráficos, disposta de forma bastante clara e objetiva. Contém praticamente todas as ferramentas que os outros softwares estatísticos apresentam. Sua interface com o usuário é bastante intuitiva, tornando seu uso muito fácil. É o software mais utilizado em pesquisas científicas e é adotado por muitos institutos de pesquisa.

Statistica
Este software contém vários recursos além de tabelas/estatísticas básicas (descritivas, média, moda, mediana, percentis, correlação, proporção, probabilidades etc.), testes paramétricos e não paramétricos, análises de variância (uni e multivariada), função discriminante, regressão linear e não linear (análise residual), estimação, séries temporais, revisões, análise de conglomerados, análise discriminante, análise fatorial, análises canônicas, planejamento de experimentos, ferramentas de controle de qualidade, análise de sobrevivência etc.

Sas
O sistema SAS é uma integração de softwares para análise de informação. A funcionalidade do sistema é construída virtualmente ao redor de quatro tarefas comuns: aplicação e administração de dados, análise e apresentação de dados. Aplicações do Sistema SAS inclui sistemas de informação executivos; entrada e saída de dados, recuperação e administração; relatórios e gráficos; operações de pesquisa e administração de projeto; melhoria de qualidade estatística; avaliação de desempenho de computador; e desenvolvimento de aplicações.

Splus
O Pacote S-Plus provê gráficos interativos e programação. É uma ferramenta de pesquisa primária em estatística. Está se tornando mais amigável para o usuário com recentes livros e ajuda on-line na internet.

Excel
Planilha eletrônica da Microsoft que apresenta alguns recursos básicos de estatística como análise descritiva, histograma, gráfico de dispersão, tabelas e estatísticas básicas, médias, medianas, modas, percentis, correlação, proporção, probabilidades, testes de hipóteses, análise de variância, regressão linear, análises canônicas, ferramentas para controle de qualidade, etc.

Stata
O software StatView está sendo descontinuado. Suas vendas foram suspensas desde 31 de dezembro de 2002 e o software está sendo substituído pelo fabricante pelo JMP. Mas vários institutos de pesquisa e empresas ainda trabalham com o StatView.

Sphinx
Software brasileiro utilizado não só na tabulação e na análise estatística dos dados, mas também para criar questionários e realizar a análise de pesquisas qualitativas, além de gráficos estatísticos e cruzamento de informações. O forte do pacote são os modelos de análise. Os dados podem ser avaliados por intermédio de cruzamentos múltiplos. Dados estatísticos como correlação, diferenças de médias, escores e tipologias permitem extrair tendências e comparar respostas de acordo com o perfil do entrevistado. O site da empresa oferece uma versão demo, capaz de processar até 20 questionários com cinco questões.


Copyright © 2010 AIEC.