Resumo

Nas pesquisas quantitativas, os dados são analisados estatisticamente, sendo cada entrevistado considerado como um “representante” do grupo social ao qual ele pertence, o que permite (se a amostra for probabilística) que os resultados obtidos sejam estendidos para todo o universo de pesquisa. O primeiro passo para a realização da análise dos dados quantitativos é a codificação. Em geral, a codificação é feita ainda na fase de elaboração dos questionários para facilitar e agilizar depois o processo de digitação dos dados. Como a análise dos dados é feita por meio de planilha eletrônica de dados, as quais somente conseguem tabular dados numéricos, é preciso assumir um número que servirá como um “código” para designar cada resposta. Em geral, os questionários são preenchidos em papel, porém alguns institutos já trabalham com equipamentos de tabulação on line.

Após a codificação, os dados são tabulados. Para analisar os resultados dessa tabulação, o pesquisador precisará fazer o caminho inverso, isto é, precisará “decodificar” as respostas, transformando os códigos nas respostas que cada um deles representa e que constam no questionário.

A tabulação de dados consiste no processo de transformar os dados brutos em dados que podem ser analisados. O primeiro passo para a tabulação é o que chamamos de “entrada de dados”, para a qual deve ser criada uma planilha no Excel, na qual a primeira linha corresponda ao número de perguntas que contém o questionário; e a primeira coluna ao número de questionários que foram aplicados. Para facilitar o processo de digitação, o pesquisador pode utilizar a função “congelar painéis” para que durante a digitação de todos os questionários ele possa visualizar o número da pergunta que está digitando.
Após a criação da planilha, o próximo passo é estabelecer quais os valores que deverão ser aceitos como resposta a cada pergunta. Esses valores correspondem aos códigos que foram atribuídos a cada questão no momento da codificação. Essa validação serve para evitar erros de digitação, pois, se por engano for digitado qualquer valor diferente dos que foram estabelecidos, o sistema irá recusar, evitando que o digitador prossiga sem perceber o seu erro.

O zero não deve ser digitado para respostas que foram deixadas em branco. As respostas omitidas devem ser deixadas em branco, pois os software interpretam corretamente células em branco como casos omissos.

O passo seguinte consiste na tabulação dos dados (cálculo da média, mediana, moda, percentis, cruzamento de variáveis, correlação, proporção, análise de variância, regressão linear etc.) que em geral é feita por um software estatístico, incluindo o próprio Excel, que apresenta algumas funções básicas de estatística.

Para a análise de dados estatísticos é preciso construir um plano de análise, especificando-se quais serão as análises realizadas. O plano de análise deve estar diretamente relacionado aos objetivos de pesquisa, ao tamanho da amostra e à variedade de respostas permitidas em cada pergunta.



Copyright © 2010 AIEC.