As entrevistas em profundidade são mais longas (duram, em média,
de 40 a 75 minutos), e exploram as razões que levam o entrevistado
a reagir desta ou daquela forma diante dos fatos ou situações
apresentadas. O sujeito, além de relatar seus hábitos e
atitudes em relação aos temas estimulados na entrevista,
explica suas razões, causas, motivações e justificações.
As
entrevistas em profundidade e os grupos de discussão constituem
técnicas de coleta de dados de caráter qualitativo que colocam
o entrevistado no centro do processo, pois ele é quem irá
oferecer informações detalhadas quer seja como cliente interno,
quer seja como cliente externo.
A entrevista em profundidade é uma das técnicas de pesquisa
qualitativa que há décadas vem sendo empregada tanto pelas
pesquisas mercadológicas como pelas pesquisas organizacionais.
A entrevista em profundidade é geralmente utilizada em pesquisas
de mercado para estudos profundos sobre percepção, atitudes
e motivações e em pesquisas organizacionais para levantar
a satisfação dos funcionários, o clima organizacional
ou elementos da cultura de determinada instituição. As entrevistas
também são muito úteis quando se quer saber sobre
um novo produto ou serviço, ou quando se procura descobrir quais
são os aspectos positivos e negativos de uma embalagem ou um anúncio
publicitário, como as pessoas conceituam certos aspectos de uma
situação de consumo e que linguagem é utilizada pelos
consumidores.