A Psicologia e a Sociologia são áreas da ciência que fornecem importantes subsídios para a técnica da entrevista, apresentando não apenas o seu conceito e a sua relevância como método científico, mas também as precauções que se devem ter quando se pretende coletar dados por meio de entrevistas.

O emprego da entrevista nas ciências sociais é antigo e continua sendo amplamente utilizado. Para Kahn e Cannel (1962), a entrevista “é a conversa a dois, feita por iniciativa do entrevistador, destinada a fornecer informações pertinentes para um objeto de pesquisa, bem como a entrada em temas igualmente pertinentes com vistas a este objetivo.”

As entrevistas em profundidade consistem na investigação intensiva de determinados fenômenos a partir da opinião e da experiência de alguns entrevistados. Na verdade, como a entrevista em profundidade é um processo caro e demorado, normalmente, o número de pesquisados é reduzido, o que aumenta a importância de cada entrevistado no resultado geral da pesquisa. Portanto, a definição da amostra deve ser cuidadosamente pensada.

Qual é o melhor roteiro preestabelecido: fixo ou flexível?

O roteiro para entrevista, embora seja preestabelecido, não é fixo, isto é, o entrevistador deve conduzir a entrevista a partir das respostas do entrevistado. Isso significa que o entrevistador deve ser bastante perspicaz e conhecer razoavelmente o assunto que está sendo investigado e os objetivos da pesquisa para explorar ao máximo as respostas que estão sendo dadas pelos entrevistados.



Copyright © 2010 AIEC.