As entrevistas em profundidade dão ampla liberdade tanto para o entrevistador, que não tem um roteiro rígido a seguir, como para o entrevistado que pode falar livremente sobre o tema lançado. Observe, porém, que cabe ao entrevistador manter a direção da conversa para os interesses da pesquisa, pois como se trata de uma conversa a dois e o mais informal possível, é comum que o assunto acabe sendo desviado. Portanto, formação e experiência são requisitos fundamentais na escolha dos entrevistadores quando se optar por este tipo de técnica de coleta de dados, seja na pesquisa mercadológica, seja na organizacional.

Uma entrevista em profundidade deve ser feita com hora marcada com o entrevistado, pois se ele não dispuser do tempo necessário, todo o processo de pesquisa ficará comprometido. O ambiente para a realização da entrevista deve ser neutro, onde o entrevistado possa ficar à vontade para manifestar as suas opiniões. Ou seja, se estiver sendo realizada pesquisa organizacional sobre a satisfação com o trabalho e o pesquisado for entrevistado no ambiente de trabalho, o resultado poderá conter vieses. O comprometimento dos resultados, nesse caso, pode se dar não só pelo receio que o entrevistado pode ter de suas opiniões serem ouvidas por colegas ou por chefes, mas também pelas possíveis interrupções de telefones e outras demandas tão comuns no ambiente de trabalho. Nesse caso, o ideal é que a entrevista seja realizada em uma sala própria e sem nenhum tipo de interrupção durante o processo.



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