As reuniões dos grupos de discussão possuem características definidas quanto a proposta, tamanho, composição e procedimentos de condução. Os grupos costumam reunir pessoas com características semelhantes sobretudo quanto à faixa etária e à classe social, pois é difícil uma pessoa da classe “D” se sinta à vontade para opinar em uma reunião com pessoas das classes “A” e “B”. Nesse caso, não são apenas as experiências individuais e a vivência social que são distintas, mas o próprio vocabulário e capacidade argumentativa, o que pode causar uma indesejável inibição por parte de alguns participantes. Da mesma forma, misturar em um grupo idosos e jovens pode ser prejudicial, uma vez que um dos pressupostos básicos do grupo de discussão é a interação entre os membros.

Cada grupo costuma ter de 6 a 10 participantes. Uma das regras para colaborar com a pesquisa é não ter participado de grupos de discussão há pelo menos 6 meses e não trabalhar em nenhuma empresa concorrente da que está contratando a pesquisa, por razões óbvias. Da mesma forma, deve-se evitar que funcionários de institutos de pesquisa e de agências de publicidade participem desse tipo de pesquisa, pois eles podem “levar” as informações que foram coletadas no grupo para outros clientes.



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