| Resumo
O objetivo da pesquisa qualitativa é conhecer os mecanismos e os processos que motivam as pessoas a decidirem por tal produto, por determinado local ou por determinada forma de realizar o seu trabalho dentro da empresa. O método qualitativo preocupa-se em compreender e interpretar aspectos mais profundos do comportamento do consumidor ou dos funcionários. Dentre os diferentes tipos de pesquisas qualitativas, existem alguns que são mais aplicados e que, por isso, merecem atenção especial. Foram apresentados os conceitos e as características das entrevistas em profundidade e dos grupos de discussão. A entrevista em profundidade é uma das técnicas de pesquisa qualitativa que há décadas vem sendo empregada tanto pelas pesquisas mercadológicas como pelas organizacionais. Consiste na investigação intensiva de determinados fenômenos a partir da opinião e da experiência de alguns sujeitos (os entrevistados). Portanto, a definição da amostra deve ser cuidadosamente pensada. Essas entrevistas baseiam-se em um roteiro preestabelecido de perguntas, que não é fixo. A formação e a experiência do entrevistador
é fundamental para o sucesso desse tipo de pesquisa. É uma técnica muito adequada para a checagem
de dados obtidos em pesquisas quantitativas e é ideal para os casos
em que a amostra é composta formadores de opinião. |
Copyright © 2010 AIEC.
|