O focus group interview ou grupo focal teve origem na sociologia e vem sendo amplamente utilizado, sobretudo nas pesquisas mercadológicas. É uma técnica que pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros métodos. Assemelha-se à entrevista em profundidade, porém é realizada em grupo, onde o foco da análise deve estar exatamente na interação dos membros e não apenas em opiniões individuais.

As principais características do focus group são: o envolvimento das pessoas; as reuniões em série; a homogeneidade dos participantes quanto a certos aspectos; a geração de dados; a natureza qualitativa; a discussão focada em um tópico.

Cada grupo costuma ter de 6 a 10 participantes e deve ser conduzido por um profissional experiente (preferencialmente psicólogo). É recomendado para: (a) orientar e dar referencial à investigação; (b) gerar hipóteses; (c) avaliar diferentes situações de pesquisa ou populações de estudo; (d) desenvolver planos de entrevistas e questionários; (e) fornecer interpretações dos resultados dos participantes com base em estudos iniciais; (f) gerar informações adicionais em estudos de larga escala; (g) reforçar ou sugerir adaptações no desenho da pesquisa.



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