| O focus group interview
ou grupo focal teve origem na sociologia e vem sendo amplamente utilizado,
sobretudo nas pesquisas mercadológicas. É uma técnica
que pode ser utilizada sozinha ou em conjunto com outros métodos.
Assemelha-se à entrevista em profundidade, porém é
realizada em grupo, onde o foco da análise deve estar exatamente
na interação dos membros e não apenas em opiniões
individuais.
As principais características do focus group são: o envolvimento das pessoas; as reuniões em série; a homogeneidade dos participantes quanto a certos aspectos; a geração de dados; a natureza qualitativa; a discussão focada em um tópico. Cada grupo costuma ter de 6 a 10 participantes e deve
ser conduzido por um profissional experiente (preferencialmente psicólogo).
É recomendado para: (a) orientar e dar referencial à investigação;
(b) gerar hipóteses; (c) avaliar diferentes situações
de pesquisa ou populações de estudo; (d) desenvolver planos
de entrevistas e questionários; (e) fornecer interpretações
dos resultados dos participantes com base em estudos iniciais; (f) gerar
informações adicionais em estudos de larga escala; (g) reforçar
ou sugerir adaptações no desenho da pesquisa. |
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