1 - Pesquisa Projetiva

As técnicas projetivas também são conhecidas como técnicas de coleta de dados não estruturadas, disfarçadas ou técnicas motivacionais.

Mattar (1996) explica que essas técnicas compreendem a criação de uma circunstância que encoraje os respondentes a exporem livremente dados sobre crenças, sentimentos, necessidades emocionais e conflitos interiores, sem que tenham conhecimento de que estão expondo (por isso se diz técnicas não estruturadas disfarçadas).

O uso dos métodos projetivos é comum na psicologia para diagnosticar e tratar pacientes. Porém, em alguns casos, as pesquisas de marketing e as pesquisas internas têm usado técnicas projetivas para colher informações ligadas a questões mais subjetivas das pessoas. Na verdade, essas técnicas necessitam ser aplicadas por psicólogos e psicanalistas com experiência na área, porque as respostas não são consideradas por seu conteúdo aparente, mas em função da conceituação psicológica preestabelecida para aquela situação de pesquisa, que apresenta o quadro referencial para a interpretação das respostas obtidas.



Copyright © 2010 AIEC.