Em relação
aos procedimentos para a realização da observação
participante, é fundamental que as anotações sejam
feitas em forma de diário codificado, que precisa ser decodificado
ao final de cada dia de trabalho. Como são muitos os aspectos a serem
observados, se o pesquisador não mantiver esse rigor no registro,
corre-se o risco de se perder muitas informações. Também
é importante que o diário seja separado em fatos e impressões,
pois o pesquisador depois de muitos dias em campo pode não se lembrar
do que era a sua interpretação e o que de fato aconteceu.
Nas pesquisas organizacionais, a observação participante é comumente utilizada para observar a rotina de um dia de trabalho; o tom das conversas e da vida social; estilos de liderança dentro de uma determinada cultura organizacional; a existência de amizades e hostilidades, de simpatias e antipatias entre as pessoas etc. Em pesquisas
de marketing, a observação participante é comumente
utilizada para verificar como se dá um processo de compra, o que
os consumidores avaliam na hora de comprar, quanto tempo demoram a decidir
etc. Também é usada para avaliar o trabalho da força
de vendas ou da equipe de atendimento ao consumidor, quando o pesquisador
se faz passar por um cliente (esta técnica é conhecida como
Mistery Shopper). |
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