Em relação aos procedimentos para a realização da observação participante, é fundamental que as anotações sejam feitas em forma de diário codificado, que precisa ser decodificado ao final de cada dia de trabalho. Como são muitos os aspectos a serem observados, se o pesquisador não mantiver esse rigor no registro, corre-se o risco de se perder muitas informações. Também é importante que o diário seja separado em fatos e impressões, pois o pesquisador depois de muitos dias em campo pode não se lembrar do que era a sua interpretação e o que de fato aconteceu.

Desvantagens
Vantagens


Alto risco de viés por parte do pesquisador, pois dificilmente o pesquisador consegue deixar de lado os seus valores e sua subjetividade na observação e na interpretação que faz dos fatos.

A observação participante tem a pesquisa dos sujeitos dentro de seus próprios ambientes.


Risco de viés por parte dos pesquisados quando esses sabem que estão sendo observados.


A possibilidade de registrar ações e comportamentos que dificilmente conseguem ser relatados em métodos de coleta de dados por comunicação.

Nas pesquisas organizacionais, a observação participante é comumente utilizada para observar a rotina de um dia de trabalho; o tom das conversas e da vida social; estilos de liderança dentro de uma determinada cultura organizacional; a existência de amizades e hostilidades, de simpatias e antipatias entre as pessoas etc.

Em pesquisas de marketing, a observação participante é comumente utilizada para verificar como se dá um processo de compra, o que os consumidores avaliam na hora de comprar, quanto tempo demoram a decidir etc. Também é usada para avaliar o trabalho da força de vendas ou da equipe de atendimento ao consumidor, quando o pesquisador se faz passar por um cliente (esta técnica é conhecida como Mistery Shopper).



Copyright © 2010 AIEC.