| 5 - Análise de Conteúdo Segundo Minayo (1992), “A análise de conteúdo compreende um conjunto de técnicas de comunicação, que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do teor das mensagens.” A análise de conteúdo tem origem histórica como a arte de interpretar textos sagrados, o desvendamento de mensagens obscuras, do duplo sentido de um discurso. Sua origem remonta à Antiguidade, sendo precedida pela retórica e pela lógica como práticas de tratamento de discurso. O termo “análise de conteúdo” surgiu nos EUA, na época da 1ª Guerra Mundial (Laswell analisou o material de imprensa e propaganda desde 1915). Era a época do rigor matemático que também influenciou a análise de conteúdo. A partir da década de 1940, aprofundou-se o seu desenvolvimento – por meio da observação do material da 2ª Guerra. Os pesquisadores estudavam estatisticamente: valores, fins, normas, objetivos e símbolos; mas o rigor matemático não substituía a percepção de conteúdos latentes e intuições não passíveis de quantificação.
|
Copyright © 2010 AIEC.
|
|
|