A análise de conteúdo relaciona estruturas semânticas (significantes) com estruturas sociológicas (significados) dos enunciados e articula a superfície dos textos com os fatores que determinam suas características (variáveis psicossociais, contexto cultural, contexto e processo de produção da mensagem).

A análise de conteúdo pode ser feita em textos organizacionais, normas, documentos, biografias, entrevistas e propaganda. É importante, porém, que o pesquisador tenha bem estabelecido o objetivo de pesquisa para não desviar sua atenção do tema pesquisado.

De maneira sucinta, pode-se dizer que a análise de conteúdo visa obter indicadores, quantitativos ou não, que permitem a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção de mensagens. Ultimamente, tem sido considerada como uma técnica de tratamento dos dados de pesquisas qualitativas.

A análise de conteúdo pode ser feita por meio de diferentes técnicas, mas exige pesquisadores com bastante experiência. Vejamos algumas delas:


1) análise da expressão

2) análise das relações

3) análise de avaliação ou representacional

4) análise da enunciação

5) análise temática



Copyright © 2010 AIEC.