A sociometria é bastante útil nas pesquisas organizacionais porque permite apresentar graficamente a estrutura interna de relações existentes num dado momento entre os membros de um grupo. O sociograma torna a linha principal de comunicação ou o padrão de atração e rejeição compreensíveis em poucos minutos.

Contudo, os testes e gráficos sociométricos não são o ponto final da pesquisa, mas apenas o seu começo. A identificação da estrutura de influências fornece o primeiro passo para a melhor compreensão, tanto da organização formal como da informal. Na verdade, o sociograma representa um ponto de partida, que revela a estrutura do grupo e direciona os próximos passos para o estudo.

Pela aplicação dos testes sociométricos, o pesquisador pode identificar as pessoas que exercem maior influência sobre os outros membros do grupo (stars people). Uma vez identificadas, essas pessoas podem ser abordadas/entrevistadas/observadas com maior cuidado e profundidade ou mesmo pesquisadas individualmente por meio, por exemplo, de uma entrevista em profundidade.



Copyright © 2010 AIEC.