Mas, como é feita a aplicação do teste sociométrico? Num primeiro momento, cada membro do grupo responde às questões sociométricas usuais (com quem você gosta de trabalhar, estar etc.). A cada participante é dada uma lista contendo os nomes de todos os outros colegas e solicitando para graduarem os outros numa escala de cinco pontos (escala de Likert) com afirmações que vão desde expressões mais favoráveis a menos favoráveis.

O pesquisador poderá avaliar o escore de cada pessoa: baixa pontuação indica que ela não é bem recebida pelos outros, enquanto o contrário indica serem as pessoas mais bem quistas no grupo.

Mas, vale advertir mais uma vez que a identificação do padrão sociométrico não é a conclusão da pesquisa. O uso da matemática para identificar as “estrelas” (sociometric stars) não deve ser demasiadamente enfatizado. Ele é apenas uma ferramenta conveniente e prática, mas não um resultado substantivo de pesquisa, sendo necessários que os resultados sejam investigados e melhor compreendidos com base em outros instrumentos de pesquisa.

Quando se realiza o teste com dupla designação de pares (positiva e negativa) consegue-se identificar dois tipos de participantes dentro dos grupos: o popular (alta frequência de designações positivas) e o rejeitado (alta frequência de designações negativas).



Copyright © 2010 AIEC.