A etnografia existe há um bom tempo, mas há diferenças conceituais sutis na forma como é praticada pelos antropólogos culturais e pelos sociólogos.

Abordagem
Princípios
Papel do Pesquisador
Tradicional

Preocupa-se com a necessidade de o pesquisador abandonar a ideia de objetividade absoluta e de neutralidade científica e tentar fundir-se com a cultura que está sendo estudada

Papel de tradutor do conjunto de elementos pesquisados

Nova Etnografia

Compreende um conjunto de técnicas altamente formais para a coleta de dados, tais como observação participante, entrevistas formais e informais, coleta documental, filmagem, gravação, etc.


Papel de investigador, pois do exame detalhado do discurso e dos vários resultados das ações das pessoas, princípios e conceitos podem ser identificados.

Mas independentemente da abordagem, a questão mais importante para se caracterizar a etnografia é que a prática coloca o pesquisador no meio do seu objeto de estudo. Assim, ele pode examinar vários fenômenos tais como eles são percebidos pelos participantes, pois a preocupação central da etnografia é o acesso à vida diária de uma comunidade na perspectiva dos participantes.

O pesquisador etnográfico (ethnographer) deve estar sempre atento ao seu padrão mental, buscando observar as situações, assumindo uma atitude neutra, compreendendo o que está ocorrendo, e jamais tentando corrigir situações, argumentando ou fazendo críticas, pois isso certamente destruiria a possibilidade de aprendizagem.



Copyright © 2010 AIEC.