Os testes sociométricos dividem-se em designação de pares positivos (o popular) e em designação de pares negativos (o rejeitado). O sociograma é a representação gráfica dos testes sociométricos e permite a rápida visualização da estrutura interna de relações em um grupo. Contudo, o uso da matemática para identificar “estrelas” e “rejeitados” não deve ser enfatizado, pois o sociograma é uma ferramenta, e não um resultado substantivo de pesquisa, necessitando ser complementado por outro método de pesquisa.

A etnografia é o estudo dos povos, sua língua, sua raça, sua religião etc.. É a ciência que descreve as culturas. As principais características da etnografia são: (a) ela é mais aplicada por antropólogos culturais e sociólogos; (b) o pesquisador precisa ir para o meio do povo que ele esteja estudando; (c) o pesquisador avalia os fenômenos como eles são percebidos pelos participantes; (d) a preocupação central é o acesso à vida diária de uma comunidade na perspectiva dos participantes (o pesquisador se torna um dos participantes).

A etnografia contempla dois tipos de abordagens: a abordagem tradicional-antropológica (na qual o pesquisador deve abandonar a ideia de objetividade absoluta e de neutralidade científica e tentar fundir-se com a cultura que está sendo estudada) e a abordagem da nova etnografia (que compreende um conjunto de técnicas formais para coleta de dados – como observação participante, entrevistas formais e informais, coleta documental, filmagem, gravação, etc. – na qual o pesquisador, embora seja participante da comunidade estudada, adota uma postura de investigação mais formal).



Copyright © 2010 AIEC.