2 - Ação empreendedora


Eles vêem o modelo, compreendem a ordem, experimentam a visão.

Peter Drucker (A nova Sociedade)

Para construir uma ação empreendedora, é preciso saber enfrentar os desafios que se encontram entre o fracasso e o sucesso do seu negócio.

O empreendedor moderno, faz cálculos detalhando chances do empreendimento para ser bem sucedido. Aceita assumir riscos, contando com que as chances de sucesso sejam maiores do que as de fracasso, principalmente quando conhece e tem controle dos fatores determinantes do sucesso.


O novo empreendedor assume riscos calculados, isto é, planeja a sua investida utilizando-se das atuais técnicas de simulação, modelos, cenários econômicos, tentando prever o seu futuro, antes de aventurar-se em um novo negócio.

Com os estudos de viabilidade técnico-econômica, o empreendedor é alguém com capacidade de assumir riscos além daqueles já calculados.

A capacidade fundamental do empreendedor é aceitar os desafios, assumindo a possibilidade de fracasso como um elemento motivador, mas não se arrisca em aventuras, pois não se admite depender da sorte ou estar submetido a fatores externos sobre os quais não possa ter controle.



Copyright © 2010 AIEC.