2 - Diferenciando idéias de oportunidades


Empreendedores sem sucesso confundem idéia com oportunidade.

Fernando Dolabela (1999)

De acordo com Dolabela, a idéia causa grande fascínio ao seu criador. O apego à idéia impede sua análise para que seja devidamente validada e, freqüentemente, transforma-se na razão do insucesso. O distanciamento emocional é imprescindível ao jovem empreendedor.

Um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devam ser únicas. O fato de uma idéia ser ou não única não importa.


Importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de modo a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.


As oportunidades, geralmente, são únicas, pois o empreendedor pode ficar vários anos sem observar e aproveitar uma oportunidade de desenvolver novo produto, ganhar novo mercado e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

A oportunidade tem algo de novo, é atrativa, atende a uma demanda dos clientes, está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor.

A idéia, como foi dito no início, pode transformar-se numa armadilha que leve o empreendedor ao fracasso. Ela nasce de um estado de paixão e somente estudo profundo poderá indicar seu potencial verdadeiro.


Copyright © 2010 AIEC.