No ambiente interno da empresa, as oportunidades podem ser encontradas por intermédio de pesquisas:

  • nos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento: utilizando-se de idéias surgidas que, muitas vezes, não podem ser implementadas;
  • de defeitos e falhas no processo produtivo: quando surgem tais dificuldades, normalmente são suscitadas idéias criativas geradoras de oportunidades;
  • de melhoria da qualidade de produtos e serviços: a busca da qualidade pode oferecer chances de implantação de negócios paralelos que contribuam para esse fim;
  • de melhoria dos ativos internos: podem envolver instalações, imagens de marca, canais de distribuição, pontos de vendas, posição no mercado e outros;
  • de criação de sinergia: a combinação de dois ou mais ativos gera benefício maior do que a soma das partes;
  • de “destipificação”: processo que consiste em pensar a empresa em termos de seus componentes e não no todo. Esse processo permite a identificação de oportunidades de reorganização, implementação de setores ou desenvolvimento de novas áreas de ataques para melhorar o resultado do todo.
As oportunidades criadas no ambiente interno da empresa, muitas vezes, estão relacionadas a processos de terceirização.


Copyright © 2010 AIEC.