No ambiente externo, em nível nacional, as oportunidades podem ser encontradas:

  • Pesquisando necessidades: compreender necessidades não satisfeitas pelos fornecedores, em termos qualitativos ou quantitativos, principalmente na área de “marketing”;
  • Procurando deficiências: verificar no ambiente externo como funcionam as empresas que atuam na área ou setor, “checando” se o funcionamento da empresa é adequado ou não;
  • Percebendo modismos: “sensações do momento”, que podem oferecer possibilidades de retorno interessantes para aqueles que se dispõem a oferecê-las;
  • Analisando negócios de terceiros: aprimorar modelos de negócios bem sucedidos em setores afins, por intermédio da imitação criativa;
  • Efetivando estudos de mercados: verificar se o mercado está bem suprido, se o consumidor está satisfeito, se há nichos não atendidos;
  • Procurando associações profissionais: buscar subsídios em associações ou sociedades que atuem na área ou setor de interesse e reúnem informações preciosas sobre o mercado específico;
  • Entrando em contato com agências de publicidade: conversar com publicitários é enriquecedor, no sentido de sair do lugar comum e trabalhar idéias diferentes;
  • Verificando patentes e licenças disponíveis ou negociadas: diversas patentes e licenças estão à venda ou simplesmente em doação, para quem quiser explorá-las;
  • Lendo revistas e jornais especializados: existem publicações especializadas em determinados setores de negócios que podem fornecer informações valiosas para o empreendimento;
  • Freqüentando feiras nacionais: local adequado para buscar idéias, podendo-se aprofundá-las por intermédio de diálogo com os expositores;
  • Fazendo visitas: promover contato com antigos clientes, fornecedores, distribuidores e outros elementos atuantes no mercado.


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