Além da checagem com os fatores críticos de sucesso, é possível, também, fazer a checagem com os nichos de mercado.

Nesse caso, trata-se de avaliar se as idéias de oportunidade de negócio encontram respaldo na realidade de mercado; ou seja, se o potencial dessas idéias, em relação ao aproveitamento mercadológico, é sensível.

Tal checagem não substitui um estudo de mercado aprofundado para a oportunidade escolhida, objeto de uma fase posterior de elaboração do Plano de Negócio. Busca-se, por meio de pesquisa simples, a resposta para a seguinte pergunta:

Há mercado para essa oportunidade de negócio?

Entre todas as checagens, essa é a que requer um pouco mais de cuidado e de investimento de tempo. Enquanto a checagem com fatores críticos de sucesso é mais rápida e depende em grande parte de julgamentos, a checagem com o nicho é mais demorada e implica na busca de dados objetivos. Por isso mesmo, ela é deixada para a última etapa, porque algumas idéias já terão sido descartadas, diminuindo o trabalho de avaliação e o custo associado.

Lembre-se que:


Para as verdadeiras grandes idéias, não há mercado a ser medido; há porém maior risco.


Da mesma forma que nas checagens anteriores, deve-se montar uma tabela de pontos e uma tabela de avaliações. Continuando os exemplos, as mudanças agora são que o número máximo de pontos aumentou para 4,0 (para permitir peso relativo maior e amplitude mais acentuada nas análises) e que não há descarte puro e simples após terceira checagem, mas sim a escolha final.


Copyright © 2010 AIEC.