Resumo
O empreendedor
deve estar preparado para desenvolver seu negócio e gerenciá-lo
de forma estratégica. A estratégia é fundamental
para que a organização funcione de forma unificada, com
ações e decisões coerentes, umas com as outras
e com as metas do empreendimento.
Os quatro estágios do desenvolvimento estratégico empresarial
são: planejamento financeiro, com o estabelecimento de uma estrutura
na qual as matrizes exercem controle eficaz sobre suas atividades empresariais;
planejamento corporativo, conduzido pela previsão e delineamento
de metas estratégicas; análise setorial e posicionamento
competitivo visando produzir lucro; exploração da vantagem
estratégica específica da empresa, levando em conta a
necessidade de atualizar e aumentar seus recursos e capacidades.
Dentre
as características das estratégias bem sucedidas, destacam-se
como principais: traçar metas de longo prazo simples, consensuais,
claras e coerentes; análise do ambiente competitivo pela identificação
das necessidades comuns dos consumidores; avaliação objetiva
dos recursos humanos e de controle dos produtos e, finalmente, implementação
eficaz que exige liderança, estrutura organizacional e sistemas
de gerenciamento que induzam ao envolvimento de todos os empregados
à mobilização de recursos.
O lucro, conseqüência final da estratégia bem sucedida,
é o ganho que reverte para o empreendedor depois de cobertos
todos os custos da empresa. Depende do ramo da atividade e da vantagem
competitiva do empreendimento.
O gerenciamento estratégico refere-se não só à
elaboração de estratégias corporativas e empresariais
vencedoras, mas também está intimamente relacionado com
sua implementação. Estratégias eficazes refletem
princípios gerais.
Uma estrutura de análise organizada, objetiva e projetada para
promover o sucesso empresarial num ambiente dinâmico é
a seqüência de gerenciamento estratégico MOST (Missão,
Objetivo, Estratégia e Tática).