Qualquer empresa que comercialize produtos de base tecnológica, necessariamente, deve possuir uma política interna de pesquisa e desenvolvimento (P&D). A falta de recursos para laboratórios próprios pode ser contornada através de convênios com Institutos de Pesquisas e Universidades. Esses parceiros são fortes e deve-se citá-los e explicar como ocorre essa integração. É preciso que o orçamento dessas empresas preveja uma parcela significativa de recursos para P&D.

Nessa parte do plano de negócio, o empreendedor deve expor de forma objetiva o fluxo do processo de produção e distribuição, de preferência de forma gráfica envolvendo todas as etapas e custos na obtenção do produto. Indicar se os custos são competitivos e se a empresa tem capacidade para atender aumento de demanda
.

Caso a empresa dependa de terceiros no processo de produção, isso também deve ser considerado, descrevendo onde cada terceiro se insere no processo, os custos envolvidos, por que os terceiros foram escolhidos e por que a empresa optou pela terceirização.

Devem ser listados os produtos e serviços futuros planejados para fornecimento após o crescimento da empresa.



Copyright © 2010 AIEC.