Em relação
ao tópico Mercado e Competidores, veja o que diz
Dornelas (2001):
Esse item
deve começar com a análise da indústria/setor,
feita com um breve histórico do mercado nos últimos anos
e a análise das tendências da indústria para os próximos
anos.
As grandes empresas efetuam várias pesquisas com seus clientes em potencial antes de decidir lançar um determinado produto. O ideal é que as empresas de pequeno porte também realizem pesquisas abrangentes a ponto de fornecer-lhes suporte para a estratégia da empresa, mas é sabido que a limitação de recursos financeiros impede ações mais amplas por parte do pequeno empreendedor. Nesse caso, a criatividade mais uma vez deve ser colocada em prática e o empreendedor deve trabalhar com os recursos disponíveis. Pesquisas-piloto podem ser feitas pelo próprio empreendedor e seus sócios, abordando diretamente clientes-alvo, fornecedores, amigos, família etc., visando a descobrir entre outras coisas:
|
Copyright © 2010 AIEC.
|