Em relação ao tópico Mercado e Competidores, veja o que diz Dornelas (2001):


Essa seção do plano de negócios deverá ser a primeira a ser elaborada, pois dela dependerão todas as outras.

Esse item deve começar com a análise da indústria/setor, feita com um breve histórico do mercado nos últimos anos e a análise das tendências da indústria para os próximos anos.

Após a análise macro do setor, deve-se particularizar, partindo para uma análise do segmento de mercado da empresa. Deve-se procurar mostrar o que está acontecendo com o setor e quais são as perspectivas para a empresa nesse cenário. As fontes de informação para o empreendedor podem ser variadas e encontradas de diferentes formas: pesquisas já prontas, dados dispersos, gráficos, tabelas, banco de dados, etc.. Podem ser providas por instituições ou empresas, por meio das quais se pode obter, muitas vezes gratuitamente, os dados que ratificarão as premissas de mercado estabelecidas.

As grandes empresas efetuam várias pesquisas com seus clientes em potencial antes de decidir lançar um determinado produto. O ideal é que as empresas de pequeno porte também realizem pesquisas abrangentes a ponto de fornecer-lhes suporte para a estratégia da empresa, mas é sabido que a limitação de recursos financeiros impede ações mais amplas por parte do pequeno empreendedor. Nesse caso, a criatividade mais uma vez deve ser colocada em prática e o empreendedor deve trabalhar com os recursos disponíveis. Pesquisas-piloto podem ser feitas pelo próprio empreendedor e seus sócios, abordando diretamente clientes-alvo, fornecedores, amigos, família etc., visando a descobrir entre outras coisas:

• o que o consumidor está comprando?
• por que o consumidor está comprando os produtos/serviços?



Copyright © 2010 AIEC.