2 - Análise de Balanços

A análise não se restringe à política de crescimento. A análise de Duplicatas a Receber, por exemplo, poderia apontar uma nova política de marketing (de crédito irrestrito a clientes ou de financiamentos a consumidores).


A Análise de Balanços permite uma visão da estratégia e dos planos da empresa analisada; permite estimar o seu futuro, suas limitações e suas potencialidades. É de primordial importância, portanto, para todos que pretendam relacionar-se com uma empresa, quer como fornecedores, financiadores, acionistas e até como empregados. A procura de um bom emprego deveria sempre começar com a análise financeira da empresa. O que adianta um alto salário inicial se as perspectivas da empresa não são boas?

Alguns interessados na análise de balanços:

Fornecedores:
Capacidade de pagamento de seu cliente (índice de liquidez).
Clientes:
Capacidade de produção e expansão do fornecedor.
Concorrentes:
Lançamento de novos produtos, construção de uma fábrica, prazo de financiamentos. Padrões.
Bancos:
Grau de endividamento, solvência.
Governo:
Concorrência pública; acompanhamento dos setores da economia, tributos etc.




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