:Tecnologias de informação Tecnologias de informação As tecnologias de informação (TI) referem-se aos elementos tecnológicos (hardware, banco de dados, softwares, entre outros) dos sistemas de informação (SI). :Sistemas de informação Subsistemas da Tecnologia da Informação, compostos por uma série de componentes e processos que coletam, organizam, armazenam, analisam e disseminam informações com um objetivo específico, normalmente apoio à tomada de decisão nas organizações. :Na realidade Na realidade,"dado" não é um termo novo: filósofos antigos já tinham a preocupação de entender o que são dados. Para Platão, os dados eram pura reflexão (em uma parede) de todas as coisas que acontecem no mundo. Veja os conceitos abaixo: :Dados Dados são materiais brutos que precisam ser manipulados e colocados em um contexto compreensivo antes de se tornarem úteis." (Burch e Strater,1974) "Dados podem ser considerados como fatos brutos, o fluxo infinito de coisas que estão acontecendo agora e que aconteceram no passado." (Laudon e Laudon,1999) Dado é "um elemento da informação (conjunto de letras e números) que, tomado isoladamente, não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém nenhum conhecimento intrínseco". (Bio,1991) "Dado pode ser considerado como informação em potencial" (Nichols, 1969) "Os dados, como matéria prima para a informação, se definem como grupos de símbolos não aleatórios que representam quantidades, ações, objetos etc. (Davis e Olson, 1987) :Modelos Modelos são representações simplificadas e abstratas de algum fenômeno concreto, que servem de referência para observação, estudo ou análise. Podem eventualmente estar baseados em uma descrição formal de objetos, relações e processos. Permitem, de acordo com diferentes parâmetros, simular os efeitos de mudanças do fenômeno que representam (simulações). Podem ser também compreendidos como um conjunto de hipóteses sobre a estrutura ou o comportamento de um sistema físico pelo qual se procura explicar ou prever, dentro de uma teoria científica, as propriedades do sistema. :Teoria Geral da Administração A Teoria Geral da Administração, TGA, é uma disciplina que estuda as diversas teorias administrativas, normalmente abordando desde a Administração Científica, proposta por Taylor no início do século XX, até a Teoria Contingencial. :Ambiente Ambiente é tudo que envolve externamente o sistema, é o contexto em que está inserido e com o qual o sistema se relaciona. :Energia Na física, energia é definida como a propriedade que permite um sistema realizar trabalho. :Inferir Inferir é deduzir por raciocínio. :Scanners Equipamentos muito utilizados em estabelecimentos comerciais para realizar a leitura dos códigos de barras dos produtos. :Banco de dados Coleção organizada de fatos e informações. Em uma empresa, podem ser sobre clientes, empregados, estoques, vendas, entre outras. :Link Hardware é o termo que indica os equipamentos que formam o computador e são utilizados na execução das atividades de entrada, processamento e saída. São dispositivos de entradas o teclado, o mouse e o scanner. A unidade central de processamento é um dispositivo de processamento. A impressora e o monitor, ou tela, são exemplos de mecanismos de saída. :Software Software é o conjunto de programas ou conjunto de instruções dadas ao computador. Os principais softwares dos sistemas de informações são complexos e desenvolvidos ou adaptados especificamente para uma determinada organização. Outros, entretanto, são mais simples e comuns no nosso dia-a-dia, como uma planilha ou um editor de texto, e servem para aplicações genéricas. :Telecomunicações Permitem que as organizações conectem seus sistemas de informação em redes de trabalho, de forma que os computadores possam "conversar" entre si. As redes podem conectar computadores de uma ou mais organizações, do país e das diferentes nações. O surgimento da Internet constitui um grande avanço para a comunicação entre sistemas diversos, facilitando a conexão entre computadores distantes entre si. De fato, hoje é fácil um computador no Brasil se comunicar diretamente com um computador no Japão, por exemplo. :Redes Rede é o conjunto de sistemas de computadores autônomos conectados entre si de modo a possibilitar o compartilhamento de recursos. :A Internet A Internet liga centenas de redes de computadores distribuídas pelo mundo inteiro conectadas por meio de um conjunto de protocolos. Os protocolos são regras para que os computadores e aplicações possam interagir. A Internet utiliza como padrão de comunicação o modelo Transmission Control Protocol/Internet Protocol - TCP/IP, que possibilita a comunicação entre dois computadores (nós), ainda que estejam baseados em hardwares e plataformas de softwares diferentes. O que torna a Internet tão importante é a sua abrangência. Essa conexão de redes, formada por nós e canais, espalhou-se globalmente. São mais de 30 milhões de usuários, a uma taxa de crescimento de 120% ao ano. A cada segundo, sete nove pessoas se conectam à Internet. Os "nós" são clientes, servidores, roteadores e bridges. Os servidores também podem ser clientes, assim como podem ser também roteadores. São identificados por um endereço IP e, a princípio, todo "nó" pode se comunicar com outro "nó", a não ser que estejam protegidos por dispositivos de proteção, chamados firewalls (Amor, 2000). A parte mais importante da Internet é a World Wide Web (ou simplesmente Web). A Web está baseada na linguagem-padrão denominada http. Cabe ainda destacar a linguagem de programação Java, que possibilita a interação dentro de páginas Web. Um conjunto de controles denominados Active X é uma forma alternativa de prover interação: ele permite que, dentro do ambiente operacional Windows, programas e outros objetos (como tabelas e animações) sejam embutidos em uma página Web. Uma rede privada de uma organização que utiliza a mesma tecnologia World Wide Web (com programação em HTML para páginas Web) e protocolo TCP/IP é denominada intranet. Ela é normalmente "separada" da Internet por um firewall. Intranets privadas que são estendidas a usuários autorizados externos à organização são chamadas extranets. Os exemplos mais comuns de extranets são as que conectam uma empresa a seus fornecedores, parceiros ou clientes. :Roteadores e bridges Computadores que distribuem e filtram todas as informações que trafegam na Internet. Como a Internet é uma rede que une redes, há diferentes caminhos possíveis entre dois pontos. O roteador analisa a melhor rota, enviando a informação a outros roteadores ou à rede destino, para que a informação chegue ao destinatário de forma rápida e segura. :Endereço IP IP significa Internet Protocol. Endereço IP é um endereço formado por quatro conjuntos de, no máximo, três números, que identifica cada computador ligado à Internet. Há, portanto, um endereço único para cada nó da rede. :Firewall Software e hardware específicos para filtragem de informações que trafegam entre uma rede interna de uma organização e uma rede externa, incluindo a Internet. O objetivo do firewall é proteger a rede interna, evitando o acesso de pessoas não-autorizadas, a entrada de vírus, de arquivos sem interesse para a organização, como arquivos de vídeos, arquivos de música, entre outros. :World Wide Web Sistema universal que padroniza o armazenamento, a recuperação, a formatação e a apresentação da informação usando tecnologia cliente/servidor. :HTTP Hipertext Markup Language, essa linguagem usa instruções chamadas tags para combinar texto, hipermídia, gráficos e som em um documento, e para criar links dinâmicos para outros documentos e objetos armazenados no mesmo ou em outro computador. :Java Linguagem permite distribuir pequenos programas, chamados applets, utilizados somente quando necessários, para realizar tarefas específicas :WAP Wireless Application Protocol ou protocolo para aplicações sem fios é um protocolo global para o desenvolvimento de aplicações e serviços que utilizam redes sem fio. O protocolo WAP é baseado nos protocolos já existentes na internet, mas é otimizado para usuários de aparelhos de telefonia móvel. :Sadig O Sadig complementa os sistemas já existentes, como o ERP. Um programa exportador realiza a transferência de alguns dados operacionais selecionados do sistema existente para um banco de dados específico do Business Intelligence ou para outras tabelas do servidor, às quais só o software tem acesso. Esses dados, analisados pelo software, transformam-se em pesquisas e relatórios, de acordo com as necessidades dos usuários da área de vendas, marketing ou controladoria. A configuração média do Sadig tem um valor inicial de R$12 mil e um custo opcional mensal de 3% desse total, para suporte e atualizações. O preço é determinado pelo número de acessos simultâneos ao programa. Segundo Hermes, é aconselhável que as empresas iniciem com um sistema básico de Business Intelligence para se ambientarem e, aos poucos, os próprios usuários podem fazer o desenvolvimento necessário. Um dos maiores clientes da Sadig, a Calçados Beira Rio foi eleita a melhor empresa do ramo de confecções e têxtil pela revista "Exame" em 1997, 1998 e 1999. O notável crescimento dos negócios da empresa nos últimos cinco anos criou a necessidade de um software de Business Intelligence. Era preciso acompanhar o dia-a-dia e fornecer informações estratégicas rapidamente. Com o Sadig, a área financeira pode controlar o fluxo de caixa, a controladoria pode produzir balanços e análises e a área comercial pode supervisionar pedidos, vendas e os representantes, tudo isso de forma prática e rápida. O gerente de informática, Carlos Julio Becker, afirma que o investimento em Business Intelligence foi proporcional à utilização do produto. Foi adquirido um servidor Pentium II, com 4,4 GB de HD e 256 MB de memória RAM :Help-desk Serviço de suporte a que o cliente pode recorrer em caso de dúvidas ou problemas. :Batch Processamento conjunto de dados coletados ao longo de um período. O processamento batch realiza-se em momento preestabelecido, ao contrário do processamento on-line, que se dá em tempo real, à medida que os dados são cadastrados. :Semi-estruturadas As decisões semi-estruturadas envolvem a combinação de soluções e procedimentos-padrão. Assim, o julgamento individual baseado na experiência não é considerado nesse tipo de decisão, como nos casos de orçamento para marketing de produtos e capital para novos investimentos. :Especialistas Profissionais possuem habilidade ou conhecimento especiais em determinado domínio ou área do conhecimento. :Inteligência artificial Ramo da Informática que estuda métodos de simular, no computador, algumas habilidades humanas, tais como inferência, capacidade de aprendizagem com a experiência, capacidade de decisão, e capacidade de raciocínio. :Busca Pode ser realizada de duas formas: encadeamento para trás, método pelo qual se inicia pelas conclusões, procurando regras que dêem suporte a elas; e encadeamento para diante, no qual a máquina começa pelas regras para chegar às conclusões. :Customer Relatioship Management O conceito de gestão CRM (Customer Relationship Management) pode ser considerado relativamente novo. Buscando uma definição mais ampla, pode ser compreendido como atividades de negócios executadas para identificar, qualificar, adquirir, desenvolver e fidelizar clientes crescentemente, tornando-os mais leais e lucrativos. Isso se faz entregando o produto ou serviço certo, ao cliente certo, pelo canal certo, no tempo certo e ao custo certo. :Sistema de Automação de Escritório (SAE) Até a década de 70, todas as atividades efetuadas nos escritórios das empresas eram realizadas de forma manual. Assim, era difícil a obtenção de um relatório atualizado, bem como a coleta de dados a respeito de um determinado assunto para uma reunião. Como não existia forma de arquivar relatórios de forma informatizada, formavam-se pilhas de papéis nas mesas dos funcionários dos escritórios, o que envolvia altos custos com material de escritório, além de desperdício e trabalho dobrado. No início dos anos 70, foram desenvolvidos sistemas com o objetivo de automatizar as operações dos escritórios, para melhorar e agilizar as atividades. O Sistema de Automação de Escritório (SAE) auxilia no aumento da produtividade, na redução de custos e apresenta um resultado de maior qualidade. Oferecem diversas funções, como processadores de textos, agendas eletrônicas, editores de imagens e possibilidade de gerenciamento de diversos tipos de projetos, entre outras.pós a automação das atividades realizadas nos escritórios, a organização das informações tornou-se mais rápida e confiável. :Fatores Críticos de Sucesso O termo Fatores Críticos de Sucesso foi lançado por Rockart (1979) em um artigo, no qual examina diversos métodos utilizados para prover informação a gerentes ou administradores de empresas, discutindo suas vantagens e desvantagens. O problema abordado por Rockart (1979) tem origem no excesso de informação das empresas, e na necessidade de verificar quais são as informações de que os administradores realmente precisam. Como solução, através de uma abordagem sistêmica, propõe o "método dos fatores críticos de sucesso", desenvolvido por uma equipe de pesquisa do MIT's, a Sloan School of Management. O termo original em inglês é critical success factors, traduzido no Brasil como fatores críticos de sucesso ou fatores-chave de sucesso. :Sistema operacional coleção de softwares que controla a operação de um computador e dirige o processamento de programas. Mantém o controle dos arquivos em disco, inicia programas e de forma simultânea, controla as funções de entrada e saída, coordena, reserva e distribui o uso dos diferentes recursos da máquina. :MIPS O desempenho de um computador pode ser avaliado pelo número de instruções que realiza em um segundo (MIPS - milhões de instruções por segundo). :Falhas Muitas vezes um software aplicativo, como um editor de textos, por exemplo, apresenta um erro que ocasiona outro erro no sistema operacional, que não estava preparado para contornar aquela falha. No caso de alguns tipos de vírus, há intenção do programador de provocar falhas graves no sistema operacional. :Backup Backup é cópia de um banco de dados com propósito de segurança. Se os dados forem perdidos por algum motivo, podem ser recuperados pelo backup. Fazer backup é um procedimento de segurança obrigatório, já que a perda de dados pode causar enormes prejuízos. Muitas organizações armazenam as cópias backup em diferentes instalações físicas, em prédios diferentes, para evitar que um incêndio ou outro acidente no local coloque em risco as informações. :SGBD Entre os aplicativos populares para computadores pessoais e utilizados na criação e manutenção de banco de Dados está o Microsoft Access, que é um exemplo típico do aumento de sofisticação dos softwares de banco de dados para usuários de microcomputadores. O Access é um modelo do tipo relacional que opera no ambiente Windows. (...) É graficamente orientado; usuários podem selecionar e executar comandos usando o mouse, além de terem também à disposição vários estilos de tabelas; (...) Além do mais, todos os serviços genericamente disponíveis nas aplicações do Windows estão disponíveis aos usuários do Access. (...) O Access permite que usuários pesquisem bancos de dados usando o formato pesquisa-por-exemplo, e ainda fornece funções poderosas para ordenação, rearranjo, filtragem e campos com cálculos . (...) Relatórios podem ser facilmente desenhados graficamente no ambiente WYSIWYG (What-you-see-is-what-you-get - o que você vê é o que você obtém), com controle amplo sobre tipos e tamanhos de fontes, arranjo de dados, sombreamento e destaque. Relatórios podem incluir diferentes imagens, tais como fotos de identificação de indivíduos (...) :Arquivo Arquivo é um conjunto de registros, dependentes ou não entre si, geralmente de mesma natureza :DBA Database Administrator, especialista em banco de dados, responsável por garantir seu bom funcionamento. Devido à sua condição centralizada, os BD requerem especial atenção para não perderem informações preciosas ou para não sofrerem grande prejuízo em decorrência de uma parada no sistema. Além de fazer manutenção, como backups, e monitorarem os BDs, os DBA devem ser capazes de prever necessidades dos bancos de dados e de estar sempre a par de novas tecnologias. :Modelagem de dados Processo de planejamento do banco de dados, em que são definidos todos os dados e informações que devem ser mantidos e quais os relacionamentos que devem existir entre as informações. :especificidade O sistema pode ser muito comum e já ser utilizado em outras empresas, ou ser mais específico. Quanto maior o grau de especificidade, mas difícil adquirir um sistema pronto. :Análise de requisitos Tradução do processo existente para um levantamento das funcionalidades desejadas do sistema. Design da arquitetura e design detalhado Etapas nas quais são definidos os processos internos e as transações do sistema. Essas etapas antecipam decisões que geram impacto na fase de programação, que é o próximo passo. :Verificação A forma de desenvolvimento do sistema é conferida. Em cada fase de verificação, é formulada a pergunta: "Estamos construindo certo o produto?" :Validada A validação verifica se o sistema está dentro das especificações do planejamento. Nessa fase, formula-se a pergunta: "Estamos construindo o produto certo?" :Desenvolvimento estruturado de sistemas Metodologia que tem por objetivo simplificar os sistemas, reduzindo sua complexidade. Assim, torna o desenvolvimento e a manutenção de sistemas mais fácil e compreensível por pessoas que não participaram de seu desenvolvimento. :Treinamento Etapa fundamental para que o usuário seja 'conquistado', de modo a ser favorável ao uso do sistema. É natural sentir receio de situações novas e não-dominadas. O treinamento deve habilitar o funcionário a utilizar bem todos os recursos do SI e conscientizá-lo dos benefícios que o SI traz ao seu trabalho e à organização, deixando-o à vontade com relação ao novo sistema. O treinamento vende a imagem do sistema e pode contribuir para seu sucesso ou seu fracasso. :Suporte O suporte é um serviço de assistência contínuo, mais reforçado no início da operação do novo sistema. Sua qualidade é fundamental para que o usuário consiga realizar suas tarefas em tempo razoável, superar seus problemas de operação do sistema e tirar dúvidas, adquirindo confiança no SI. Reuniões de brainstorming O termo inglês brainstorm refere-se a uma técnica de discussões em que os participantes lançam idéias com o objetivo de realizar um trabalho criativo ou de pesquisar soluções para determinado problema. Os participantes são selecionados de forma a se agrupar pessoas com conhecimento e diferentes percepções a respeito do assunto em discussão. As diversas opiniões possibilitam uma visão melhor do problema e de sua solução, bem como do seu processo de resolução. :Entrevistas A técnica de entrevistas é extremamente útil para conhecer os meandros de cada atividade a ser informatizada e para divulgar o desenvolvimento ou o processo de alteração de um sistema. O pessoal de SI deve conversar com pessoas-chave da organização, que, de alguma forma, podem contribuir para o desenvolvimento do sistema. :Equipe multidisciplinar É cada vez mais comum a composição de equipes multidisciplinares para desenvolvimento de sistemas, principalmente em problemas de solução complexa. Uma equipe multidisciplinar que atue em todas as fases do desenvolvimento de sistemas proporciona uma resolução informatizada do sistema mais criativa e de qualidade. :DORT A sigla DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - , conhecida também por LER - Lesões por Esforço Repetitivo - , refere-se a um conjunto de doenças provocadas por movimentos repetitivos, muito comuns no trabalho com microcomputador. A sigla relaciona-se a patologias como Tendinite, Tenossinovite, Bursite, Síndrome do Túnel do Carpo, entre outras, que atingem milhares de pessoas e são a segunda causa de afastamento do trabalho no Brasil. Com maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos, tem nas mulheres suas maiores vítimas. Campanhas de prevenção e conscientização sobre o problema são a melhor forma de se lidar com o problema, que traz grandes prejuízos a empresas e provoca queda na qualidade de vida de milhares de trabalhadores. :Metodologia Conjunto de métodos que visa à realização eficiente de uma atividade. A metodologia orienta o planejamento e regula previamente as operações que serão realizadas, evitando problemas previsíveis e tendo em vista um resultado determinado. :Fluxograma Diagrama muito utilizado antes do advento da análise estruturada, em que as etapas eram representadas por símbolos e setas, de maneira seqüencial e simplificada. :DER DER- Representação abstrata de um tipo de objeto como uma classe de pessoas (por exemplo, empregados), eventos (por exemplo, vendas), coisas (por exemplo, mesas) ou lugares (por exemplo, cidades). :DFD Na literatura de Informática e no jargão dos analistas de sistemas, há diversos sinônimos para diagrama de fluxo de dados: Diagrama de bolhas; Modelo de processo; Diagrama de fluxo de trabalho; Modelo funcional. :desenvolvimento orientado a objetos A programação orientada a objetos é uma técnica de programação que enfatiza a descrição dos conceitos envolvidos no domínio do problema (objetos) por meio de seus dados e operações, encapsulados e representados por classes. Cada objeto criado deve pertencer a uma classe. A utilização de um objeto e sua eventual mudança de estado, se dá a partir de mensagens que ele recebe, representadas pelas operações encapsuladas na classe. Novas classes podem ser criadas a partir de classes existentes e organizadas através de um processo de classificação e hierarquização, explorando o conceito de herança. Os programas são construídos como organizadores da ativação de mensagens para os objetos, e fazem com que as funcionalidades de um sistema sejam obtidas por intermédio da interação entre os objetos. :Campo Cada um dos tipos de dados que descreve um registro, ou cada um dos espaços reservados para preenchimento pelo usuário. :Campos-chave Campos cujo valor, isoladamente ou em conjunto com outros, identifica univocamente o registro a que pertence. :CBO Cadastro Brasileiro de Ocupações. Está dividido em grupos e subgrupos de profissões todos com um código correspondente. :dicionário de dados O dicionário de dados é uma relação organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema, com definições precisas e rigorosas, de forma que tanto o usuário quanto o analista de sistemas tenham uma compreensão comum das entradas, das saídas e dos componentes dos depósitos de dados. Para cada elemento, são registradas informações como nome do elemento, descrição, tipo, tamanho, domínio discreto (quais valores ele pode assumir) e obrigatoriedade de preenchimento do elemento. Durante a análise, o dicionário de dados ajuda o analista a organizar informações. O dicionário de dados pode ser utilizado para gerar formatos de registro, arquivo e base de dados durante o projeto do sistema. Durante a implementação, o dicionário de dados serve como base comum em relação à qual todos os programadores podem comparar suas descrições de dados. Após a implementação, o dicionário fornece ao programador de manutenção informações a respeito da utilização de um elemento de dados em particular, o que é fundamental para a modificação de um programa. O dicionário de dados pode ter implicações amplas. Considere, por exemplo, um grande programa envolvendo os esforços de diversos programadores. Se todos os programadores tiverem que desenvolver descrições de dados a partir de um dicionário de dados comum, vários problemas potencialmente graves poderão ser evitados. Em nível mais alto, sistemas diferentes têm de ser vinculados. Em geral, o dicionário de dados pode ajudar a melhorar a comunicação entre amplos segmentos de uma organização, simplesmente pela fixação de um conjunto de definições consistentes para todos os seus dados. Enquanto a nova aplicação estiver sendo desenvolvida, o analista de sistemas pode conferir os elementos de dados necessários no dicionário de dados central da organização. Alguns elementos de dados já existirão, e a utilização de nomes e formatos estabelecidos pode economizar uma boa parcela de trabalho. Ao destacar elementos já existentes, o dicionário de dados ajuda o analista a evitar redundância de dados, um problema que ocorre quando um elemento de dado está armazenado fisicamente em lugares variados, sob diversos formatos, com níveis ligeiramente diferentes de controle. Veja um exemplo :Chave é um campo cujo valor identifica univocamente o registro a que pertence. :Chave primária é a principal chave de uma entidade. :Chave secundária é um campo que é chave principal em sua entidade de origem. :Engenharia de Software Processo de desenvolvimento de sistemas que segue metodologia que busca a otimização do trabalho, a agilização do desenvolvimento, a redução de falhas e o aumento da produtividade no desenvolvimento de sistemas. É um conjunto interligado de técnicas formais de planejamento, análise, projeto e construção de sistemas. :Prototipado De acordo com uma técnica de projeto de sistemas, um modelo preliminar é desenvolvido e submetido a testes do usuário, para críticas e sugestões. :Implementação O sistema é desenvolvido. :Executado O sistema é colocado em funcionamento, ou seja, é 'rodado'. :Revisado O sistema é integralmente verificado, a fim de garantir que está funcionando conforme o esperado. Uma técnica de revisão muito usada é a peer-review, na qual um colega (peer) do projetista ou do programador revisa o produto desenvolvido, buscando encontrar erros ou oferecer sugestões de melhoria. :Viabilidade técnica Procura identificar se é possível desenvolver o sistema com os recursos disponíveis: hardware, o software e recursos humanos. :Econômica Analisa a relação custo-benefício do sistema - se os benefícios advindos do funcionamento sistema compensam recursos e tempo investidos no seu desenvolvimento. :Rede Uma rede de computadores é formada por hardware (de informática e de comunicação) e software, com o objetivo de interligar dois ou mais computadores ou conjuntos de computadores. :Ambiente operacional Determinado pelo sistema operacional em uso: DOS, Windows, Unix, Linux, OS2. :Layout do sistema Padrão de cores, de botões de navegação, de botões de ação, enfim, é a identificação visual do sistema. :Código limpo O código de um programa é um conjunto de instruções que informa à CPU quando ela deve executar operações de comutação entre os circuitos, operações matemáticas, operações de gravação entre outras. Um código limpo caracteriza-se pela inexistência de instruções confusas, pelo algoritmo racional e pela modularização do programa, para mais fácil entendimento. :Documentação dos programas Conjunto de descrições narrativas projetadas para auxiliar a utilização, implementação, alteração e operação de programa, bem como a resolução de problemas advindos de seu uso. :Bug Erro de execução de um programa, causado por inconsistência no seu código ou por incompatibilidade com outros programas que estejam simultaneamente em execução. :Instalação Processo de colocar o sistema em funcionamento no computador dos usuários. Pode ter de ser feito diretamente na máquina do cliente, ou feito através da rede. Geralmente o arquivo para instalação chama-se install.exe ou config.exe. :Avaliação do sistema identificação de problemas e oportunidades, suascausas e ambientes são considerados à luz das metas da empresa. :Análise de sistemas Entendimento geral da solução necessária para resolver os problemas ou explorar as oportunidades levantados na fase de avaliação. :Projeto de sistemas Planejamento de um sistema que satisfaça os requisitos para a obtenção da solução do problema. :Implementação do sistema Criação ou aquisição dos diversos componentes detalhados na fase de projeto. Esses componentes são montados e o sistema novo ou modificado é posto em funcionamento. :Manutenção e revisão de sistemas Conservação do sistema em funcionamento e sua modificação, de acordo com as necessidades do usuário. :Patrocinador Faz a ponte entre a equipe do projeto e a alta direção da empresa, para garantir a continuidade do desenvolvimento do sistema. :Protótipo Produto fabricado individualmente, segundo as especificações de um projeto para fabricação do todo, com o propósito de servir de teste antes da fabricação em grande escala ou da comercialização. :On-line No processamento on-line, ou em tempo real, cada operação feita pelos usuários, em qualquer ponto do sistema, é imediatamente atualizada no banco de dados. Se um funcionário atualiza o cadastro de um cliente, fazendo a gravação dos novos dados às 4h50min, e se outro funcionário consultar esses dados às 4h51, eles já estarão atualizados. :Batch O processamento batch, ou em lote, requer a entrada e o processamento das atualizações em grupo. Foi muito utilizado no início da era de SI, quando os recursos de hardware e software eram precários e não se podia utilizar a capacidade de processamento em atualização e consulta simultaneamente. Normalmente, as consultas eram suspensas em períodos de pouco movimento, para que fossem processados os arquivos batch. No exemplo acima, se o processamento fosse batch, o funcionário atualizaria o cadastro do cliente e faria o comando de gravação dos novos dados às 4h50min. Esse dado seria incluído em um arquivo batch de atualizações de cadastro que, só mais tarde, seria processado. No processamento batch, em geral, são estabelecidos um horário e uma periodicidade fixos para a execução do arquivo de atualizações - por exemplo, diariamente, às 18 horas. :Upgrade Atualização ou modernização de um programa (software) ou equipamento (hardware). :Scanner Aparelho de digitalização de imagens impressas, que capta imagens e as converte em arquivo digital. :Data-mining Técnica de análise de informações que auxilia o usuário a 'minerar' os dados, selecionando informações valiosas entre as disponíveis no data-warehouse. :GIS Geographic information systems são sistemas que utilizam geoprocessamento, cujas informações estão vinculadas a um determinado lugar no espaço, seja por meio de um endereço, seja por coordenadas. :Workflow Software que faz o gerenciamento eletrônico de documentos, que tem por objetivo reduzir acúmulo de documentos e gasto em papel. Substitui processos baseados em papel por fluxos de trabalho automatizados. Emprega roteamento de mensagens, distribuição automática para grupos e emissão automática de e-mails. :EDI Electronic Data Interchange, ou intercâmbio eletrônico de dados, usa os sistemas de rede e segue padrões e procedimentos que permitem que a saída de um sistema seja processada diretamente como entrada em outros sistemas, sem a intervenção humana. Por exemplo, a cada unidade do produto X vendida na empresa A, informa-se automaticamente (via EDI) à empresa B que é necessário repor o estoque da empresa A. :Intranet Rede interna que utiliza a tecnologia da Internet no ambiente privativo da empresa. Podem utilizar a estrutura de comunicação de dados da própria Internet para se comunicar com filiais ou com qualquer empresa conectada à rede. Sua origem, no Brasil, ocorreu em 1995, na Rhodia. Geralmente, tudo o que circularia internamente na empresa, na forma de papel, pode circular na intranet: manuais, políticas de procedimento, informações de marketing, catálogos de venda de produtos, catálogos telefônicos, entre outros documentos. :Extranet Conjunto de Intranets interligadas através da Internet. Pode-se manter uma extranet que ligue matriz, filiais, clientes e fornecedores - clientes e fornecedores acessam apenas uma parte da intranet da empresa. A vantagem da extranet é que os parceiros (clientes e fornecedores) não precisam ter o mesmo tipo de hardware, sistema operacional, gerenciadores de banco de dados (software) ou browser para navegação. É uma das formas mais baratas e fáceis de interligação entre parceiros, mas requer uma política de segurança adequada. :Qualidade Conjunto de características que conferem a uma entidade - atividade, processo, produto ou empresa - a capacidade de satisfazer necessidades, atender a critérios e obedecer a padrões, em busca de um ideal de excelência. Significa grau negativo ou positivo de excelência. :Planejamento O planejamento de sistemas, conforme já foi visto, é importante para assegurar que hardware, software e processos da empresa sejam compatíveis e funcionem sincronizados. :resolução de problemas A resolução de problemas é feita por meio da revisão técnica, que garante a qualidade do software. Os objetivos da revisão técnica são: descobrir erros de função, lógica ou implementação, em qualquer representação do software; verificar se o software que se encontra sob revisão atende a seus requisitos; garantir que o software tenha sido representado de acordo com padrões predefinidos; obter um software que seja desenvolvido uniformemente; tornar os objetivos mais administráveis. :gerenciamento do processo O gerenciamento do processo de produção do software é fundamental para um resultado de qualidade. Divide-se em dois aspectos principais: produção: refere-se ao processo de construção ou integração das várias partes para se chegar ao produto final. controle: para produção de software, controle significa que, para cada item relacionado ao produto em desenvolvimento, há um dono, com autoridade para tomar decisões e instaurar procedimentos para revisão apropriada, aprovação, mudança e distribuição. :Flexibilidade Flexibilidade é a propriedade de aceitar modificações Link 2, mesmo estando em plena operação, sem implicar esforços e dispêndio de muito tempo por parte da equipe de manutenção. :Facilidade de Manutenção Grau de facilidade para localização e correção de um erro no sistema em operação. São critérios para avaliação da facilidade de manutenção a consistência, a simplicidade, a modularidade e a autodescrição. :consistência Consistência envolve controles para não aceitar erros de digitação,parâmetros incorretos e valores incongruentes com a natureza do dado. Exemplo: na digitação de datas, não aceitar dia maior do que 31; verificar se o ano é bissexto, para conferir o último dia de fevereiro (28 ou 29); não aceitar mês maior que 12; conferir o dígito verificador em matrículas, CPF, números de conta. :Dígito verificador Técnica que permite a um sistema conferir a correção de um número composto por vários algarismos. Esse número pode ser uma matrícula, uma inscrição, o CPF, uma conta corrente, uma agência bancária. Ao número são acrescentados um ou dois números, quem decorre da aplicação de um cálculo com base nos algarismos anteriores. Várias fórmulas para cálculo de dígito verificador podem ser usadas: cada instituição escolhe a fórmula mais conveniente. :Simplicidade Simplicidade é a propriedade do sistema que foi programado com uma lógica simples e de fácil compreensão por alguém que não participou da programação. A simplicidade de um sistema resulta em´código limpo´, já mencionado na unidade 4. Contribui para a simplicidade o uso de cores para diferenciar operações, padronização de botões e ícones, apresentação da descrição da função do ícone ou botão quando se passa o mouse por cima deles. :modularidade Modularidade é a propriedade de um sistema que foi decomposto em partes lógicas e articuladas entre si. Um sistema de controle de notas, por exemplo, é composto pelos módulos: aluno, professor, disciplinas e turmas. :Auto descrição Auto descrição é a propriedade que o sistema tem de ser auto-explicativo: uma instrução, atalho ou ícone é compreensível à primeira vista pelo usuário. :Correção Correção consiste no grau de conformidade do sistema com as especificações predeterminadas e consecução dos objetivos definidos pelos usuários. São critérios para avaliação da correção: a consistência e a completeza. :Completeza Completeza indica que o sistema realiza todas as funções para as quais foi desenvolvido. :Confiabilidade Confiabilidade é a precisão no desempenho das funções do sistema, durante um período de tempo. São critérios de confiabilidade: a tolerância a erros, a consistência, a precisão nos cálculos e saídas e a simplicidade. :Integridade Grau de controle de acesso de pessoas não-autorizadas. Diretamente relacionada a segurança e probabilidade de ataques. São critérios para avaliação da integridade: o controle de acesso e a auditoria de acesso. :controle de acesso O controle de acesso deve ser tanto lógico como físico. O controle lógico é feito através de senhas de acesso; o controle físico é feito através de barreiras físicas, como por exemplo, via cartão magnético, reconhecimento de íris, reconhecimento de impressão digital. :auditoria de acesso Consiste na identificação de todos os usuários que acessaram o sistema em determinado momento, que fizeram ou tentaram fazer determinada operação, por quanto tempo utilizaram o sistema. :Usabilidade É o grau de facilidade para aprender a operação do sistema. São critérios para avaliação da usabilidade, a simplicidade e a auto descrição. :Utilidade Grau de utilidade do sistema para as atividades do usuário, e grau de contribuição para a melhoria da produtividade do usuário ou da empresa. :Integração Grau de facilidade com que o sistema opera, no desempenho de suas funções, em conjunto com outras aplicações. Critérios para a integração: a independência de máquina e a autodescrição :independência de máquina Significa que o sistema deve funcionar em microcomputadores de diferentes configurações. :reestruturação da empresa Muitas empresas nascem de pequenos grupos formados por colegas de curso, de uma idéia e de poucos recursos. No início, cada cliente é comemorado, cada venda é um evento e nada parece abalar a confiança e a determinação dos empresários. Porém, devido à falta de preparação, mas de 80% das empresas fecham nos dois primeiros anos de funcionamento. As principais causas são pouco capital de giro e dificuldade para estimar os custos dos produtos e serviços oferecidos. :No-break Equipamento dotado de bateria, que se destina a suprir falhas na alimentação da rede elétrica, mantendo o fornecimento de eletricidade por determinado período de tempo e evitando interrupção no funcionamento dos aparelhos a ele conectados. :Criptografia Arte de escrever em cifra ou em código, utilizando um conjunto de técnicas que permitem codificar informações, como mensagens escritas, dados armazenados ou transmitidos por computador, tornando possível sua compreensão apenas por quem tem a chave de decifração do código.