Estamos hoje em dia na era da informação. Não podemos
imaginar um mundo sem televisão, sem jornais, sem revistas e
agora sem internet. O homem está dependente das informações
que chegam por meio dos mais diversos meios de comunicação.
Nos negócios, entretanto, as informações têm
um propósito bem específico que é ajudar na tomada
de decisões da empresa e resolver problemas. Esses dois objetivos
são fundamentais para o sucesso de uma empresa, pois uma decisão
correta permite planejar os próximos passos da empresa e com
isso prever e evitar problemas futuros.
Chamamos
de problema qualquer situação indesejada. Por exemplo,
você está viajando de carro, o seu pneu fura e o carro
está sem o estepe. No caso de uma empresa, poderia ser o de um
fornecedor que não entregará a mercadoria dentro do prazo
estabelecido. Nos dois casos, você poderia tomar medidas preventivas
se tivesse um bom planejamento.
No primeiro caso, você poderia ter comprado um pneu estepe, ou
em último caso você poderia ter o telefone de uma empresa
de guincho que poderia lhe enviar ajuda. No segundo caso, a empresa
poderia ter uma listagem de possíveis fornecedores e acionar
um outro fornecedor para entregar a mercadoria no prazo correto. A empresa
também poderia ter um histórico de quantas vezes esse
problema aconteceu com esse fornecedor e substituí-lo por um
outro mais confiável.