No exemplo anterior, nós manipulamos os dados (adicionamos para obter totais anuais e mensais), essa manipulação é chamada de processo, que consiste em qualquer manipulação de dados que tenham por objetivo produzir informação. Vimos então que o fato de adicionarmos os dados possibilitou uma análise mais aprofundada do desempenho de cada loja, logo a adição foi o processo que teve que ser realizado sobre os dados para possibilitar a geração da informação relevante.

Outro ponto importante é que as informações devem estar relacionadas a um contexto. Por exemplo, nós poderíamos, na nossa cadeia de lojas, ter um levantamento de dados referente à idade dos clientes de cada uma das redes. Poderíamos agrupar esses dados de forma a obter um gráfico como o mostrado abaixo:

Esse gráfico é relevante para analisar o desempenho de cada loja? A resposta é não. Para analisar o desempenho, seriam utilizados os números de receita total, logo esse gráfico seria apenas um dado. Entretanto, se a empresa decidisse realizar uma campanha de marketing, o gráfico seria uma informação importante para conhecer o perfil do consumidor da empresa e direcionar a campanha para esse público.



Copyright © 2010 AIEC.