Cognição é um processo de captura de estímulos
externos por meio dos sentidos para sua transformação,
redução, elaboração, armazenamento, recuperação
e utilização. Dessa maneira, as pessoas dentro de uma
organização são agentes proativos no processo de
gerenciar a informação em relação à
escolha de mecanismos para sua busca, seleção e aquisição,
processamento e produção.
O conhecimento é saber utilizar uma forma coerente e eficaz de
processar dados, mesclando-os e organizando-os de forma a obter um resultado
pretendido, bem como criar ideias, tomar decisões e resolver
problemas.
O processo de organização de dados em informações
é uma sequência lógica de tarefas relacionadas e
executadas para se alcançar um determinado objetivo. Exige, portanto,
um processo
cognitivo, que define as relações entre os dados.
E, para isso, necessita-se de conhecimento. Este, então, possibilita
estabelecer as regras, as diretrizes e os procedimentos utilizados para
selecionar, organizar e manipular os dados, com o objetivo de lhes dar
significados, para que sejam úteis a determinadas tarefas.
Imagine
uma pilha de tijolos jogados no chão de qualquer maneira e pouco
úteis: são os dados. Porém, é possível
organizá-los de forma a construir uma parede: essa sim, útil
– é a informação. Mas posso organizá-los
de diversas maneiras e alcançar, assim, diferentes resultados.
Posso empilhá-los e criar uma escada, uma pequena churrasqueira,
um banco, uma mesa, um muro. Analogamente, com os mesmos dados, podemos
obter diversas informações.