Resumo

A informação é um recurso fundamental para as organizações, elemento decisivo na determinação do êxito e do fracasso de um empreendimento. Para se tornar competitiva, uma empresa deve ter um eficaz gerenciamento dela. Para isso, é preciso, antes de tudo, entender as diferenças entre dados, informação e conhecimento. Os dados são os fatos em sua forma primária, como observamos na realidade. Eles podem assumir a forma de palavras, números, imagens, sons, entre outras. Informação é um conjunto de dados organizados de tal maneira que se tornam significativos e úteis, adquirindo valor. E conhecimento é o que possibilita selecionar, organizar e manipular os dados para extração da informação. Portanto, esta pode ser considerada como um dado tornado mais útil por meio da aplicação de conhecimento. Além disso, esse é necessário para interpretar, decidir e agir em cima das informações geradas. A ação e seus resultados alimentam o processo de acumulação de mais conhecimento.

Uma boa informação deve ser confiável e não apresentar erros; completa, de modo que todos os fatos importantes estejam contidos; econômica, possuindo um custo-benefício apropriado; flexível, podendo ser usada para diversas finalidades e por diversas pessoas; na quantidade certa, relevante, evitando a sobrecarga com informações dispensáveis; simples, que possa ser facilmente compreendida; e protegida, para que não seja utilizada indevidamente por pessoas não autorizadas.

Podem ser adquiridas de diversas maneiras, por exemplo:

Prospecção - aquisição da informação disponível no ambiente, destinada a orientar a ação futura da organização em relação a mudanças ambientais.

Busca focada - busca de nova informação quando as alternativas presentes não satisfazem os objetivos, quando não se conhece uma solução para um problema, ou quando é necessário identificar uma oportunidade ou ameaça desconhecida.

Monitoração de desempenho - processo de feedback que acontece formal ou informalmente, destinado à melhoria do desempenho e à aprendizagem.



Copyright © 2010 AIEC.