Sistemas estáveis x Sistemas dinâmicos

Sistemas estáveis sofrem pouca influência das mudanças que ocorrem no seu ambiente. Assim, suas alterações exercem pouca ou nenhuma mudança. Já os sistemas dinâmicos sofrem mudanças constantes em virtude de alterações no ambiente. Uma empresa poderia ser classificada tanto como um sistema estável quanto dinâmico, dependendo do seu negócio.

Algumas vinícolas tradicionais no Chile e na Argentina são sistemas muito estáveis, porque desenvolvem os mesmos vinhos por muitos anos, sem grandes alterações no processo de fabricação. Em algumas regiões desses países, inclusive, o próprio clima é mais constante, não existindo necessidades de ‘correções’ no vinho durante sua produção, como acontece em outros locais.

Já as empresas de alta tecnologia, como os fabricantes de computadores, são exemplo de sistema dinâmico. Nesse cenário, os avanços – que provocam mudanças – são tantos, que os produtos se tornam obsoletos rapidamente. Para construir um novo modelo de computador, baseado em novas tecnologias desenvolvidas, as empresas têm de estar constantemente modificando sua unidade produtiva.


Os sistemas que se adaptam melhor às mudanças do ambiente têm mais chance sobreviver.

Empresas que conseguem assimilar as mudanças no mercado têm maiores chances de permanecer competitivas.



Copyright © 2010 AIEC.