2
- Sistemas de Informação Gerencial (MIS ou SIG)
Logo após o aparecimento dos primeiros sistemas de informação
transacionais, surgiu a necessidade de gerar informações
gerenciais consolidadas, seguras e rápidas. Assim, os gerentes
poderiam ter mais segurança a respeito do rumo a tomar e de como
a organização se encontra no mercado, o que é útil
no processo decisório. Para isso, foram desenvolvidos os Sistemas
de Informações Gerenciais (MIS ou SIG).
Os Sistemas de Informação Gerenciais são
um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, software,
banco de dados e dispositivos usados para transformar os dados
em informações a fim de fornecer informações
rotineiras aos gerentes tomadores de decisão, com foco
na eficiência operacional e na otimização
dos resultados esperados.
|
Um SIG coleta, valida,
executa operações, transforma, armazena e apresenta informações
para o uso do planejamento e orçamento, entre outras situações
gerenciais.
Basicamente os SIGs fornecem aos gerentes informações
passadas e presentes sobre a organização, suas transações
e seu ambiente na forma de relatórios (de custos, de demandas
de exceção, entre outros) padronizados com base nos dados
e nas informações do Sistema de Informações
Transacionais (SIT).