5 - Sistemas de informações para executivos (SIE)

Os sistemas de informações para executivos proporcionam, de forma programada, um relatório conciso sobre o desempenho da empresa. Esse sistema é geralmente conectado aos SAD e ao SIG internos da empresa resumindo dados desses sistemas.

O SIE utiliza também fontes de dados externas (cotações de bolsa de valores, câmbio, dados históricos, informações disponíveis na internet, etc.) que serão analisados e processados pelo sistema. O SIE se encarrega de rastrear, comprimir e filtrar os dados, apresentando as informações sob a forma de diagramas e gráficos para que o executivo possa rapidamente analisar e utilizar para tomar decisões sobre os rumos estratégicos da empresa.

Uma diferença fundamental entre o SIE e o SAD é que este último é geralmente feito para resolver um problema específico, enquanto que o SIE deve proporcionar uma base de informações relevantes para qualquer tomada de decisão do executivo.

Outros Sistemas de Informação
- Existem, além dos cinco tipos de sistemas de informação estudados, outros que merecem ser destacados. Eles surgiram em razão de mudanças no direcionamento do foco do negócio, que levou a novas necessidades nesse particular.

Por exemplo, no caso das organizações virtuais, a necessidade de conhecer cada cliente levou ao aparecimento dos sistemas de Customer Relationship Management (CRM) e sua integração aos sistemas de gestão empresarial

Acrescentamos alguns tipos importantes de sistemas ao nosso grupo inicial, destacando-os em ordem cronológica de surgimento.


  • Sistema de Processamento de Transações (SPT)
    • Transações.
  • Sistema de Informação Gerencial (SIG)
    • Informações associadas aos subsistemas funcionais.
  • Sistema de Automação de Escritório (SAE)
    • Processamento de informações no escritório.
  • Sistema de Apoio à Decisão (SAD)
    • Suporte às decisões por meio de simulações, com a utilização de modelos.
  • Sistemas Especialistas (SE)
    • Acúmulo de conhecimento, visando a simulação do julgamento humano.
  • Sistemas de Informação para Executivos (SIE)
    • Visão global da organização, utilizando fatores críticos de sucesso.
  • Sistema de Gestão Empresarial (ERP)
    • Integração das informações em uma organização.
  • Data-warehouse (DW) e Data-mining (DM)
    • Exploração dos dados gerados por uma empresa.
  • Customer Relationship Management (CRM)
    • Relacionamento com o cliente, de forma individual.


Ao tratar dos diferentes tipos de sistemas, podem-se observar tendências e alterações de prioridades:



Copyright © 2010 AIEC.