Resumo

Os primeiros sistemas de informação surgiram nos anos 50 e focavam o lado operacional da organização. Com o passar do tempo, diversos tipos foram sendo criados, atendendo a diferentes necessidades das organizações:

Sistemas de Processamento de Transações (SIT) - automatiza as transações da empresa e serve de base para outros sistemas.

Sistemas de Informação Gerencial (MIS ou SIG) - utilizados na estrutura decisória da empresa, apoia os gerentes na otimização dos resultados esperados. Tem por principal função prover o gerente com informações passadas e presentes sobre as operações internas e sobre o ambiente da empresa.

Sistemas de Apoio à Decisão (DSS ou SAD) - apoio a tomada de decisões semiestruturadas e não estruturadas. Usa modelos e dados de diferentes fontes, considera o estilo do decisor e possibilita simulações. A preocupação com o estilo do decisor é importante, uma vez que as formas de percepção dos dados e a formulação do conhecimento diferem de pessoa para pessoa.

Sistemas Especialistas (ES ou SE) – executam, muitas vezes com o auxílio de Inteligência Artificial, atividades específicas, normalmente, realizadas por especialistas.

Além desses quatro tipos de sistemas, há diversos outros nas organizações. Vale destacar:

Sistemas de Informação para Executivos (EIS ou SIE) - foco na visão global da organização utilizando fatores críticos de sucesso.

Sistemas de Gestão Empresarial (ERP ou SGE) - foco na integração das informações nas organizações, especialmente do setor produtivo e da área contábil-financeira.

Data-Warehouse e o Data-Mining (DW e DM) - foco na exploração de dados gerados na empresa.

Customer Relationship Management (CRM) - foco no relacionamento com o cliente, de forma individual.



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