Hoje em dia é muito comum representar dados usando grupos com 8 bits para representar a informação, o chamado Byte. O Byte é um conjunto de 8 (oito) bits que definimos como uma posição de memória, ou seja, é a menor unidade endereçável da memória ou a unidade básica de informação.

Utilizando a fórmula anterior podemos verificar que um byte permite 28 combinações = 256 combinações. A representação de caracteres no computador usa um byte para representar cada caractere. Um byte permite 256 combinações o que é suficiente para representar todas as letras do alfabeto, maiúsculas e minúsculas, além dos caracteres acentuados. Para isso foi criada uma tabela chamada de ASCII que contém cada um dos caracteres e o valor binário associado. Podemos ver esse valor quando utilizamos o Word para inserir um símbolo, por exemplo. Na caixa de diálogo aparece o valor na tabela ASCII de cada caractere:


Quando abrimos um arquivo de texto cada byte é lido pelo computador e o software desenha na tela o símbolo do caractere respectivo.

Em um arquivo de imagens cada byte (ou conjunto de bytes) é associado a um ponto da tela (pixel) com as informações da cor e de intensidade. Quando abrimos a imagem em um programa adequado, cada byte é lido e o ponto respectivo é desenhado no monitor. O que aconteceria se tentássemos abrir o arquivo usando o programa Notepad (Bloco de Notas), por exemplo? Como o Notepad interpreta cada byte como um caractere, ele tentará imprimir os caracteres respectivos e você terá uma informação completamente confusa na tela! Não gostaria de fazer a experiência?

Normalmente, utilizamos a escala de múltiplos de bytes para indicar a capacidade dos equipamentos em computação.


1 Kilobyte
1 KB
1.024 bytes
210 bytes

1 Megabyte

1 MB


1.048.576 bytes

220 bytes

1 Gigabyte

1 GB


1.024 Megabytes

230 bytes

1 Terabyte


1 TB

1.024 Gigabyte

240 bytes



Copyright © 2010 AIEC.