Dispositivos ópticos

Os dispositivos ópticos de armazenamento realizam a leitura e/ou gravação por meio de um feixe de laser. Os dispositivos ópticos mais utilizados são os CDs, DVDs e blu-rays. As duas principais características desses dispositivos também são: a capacidade e a velocidade.

Compact Disk – O compact disc é uma das mídias mais antigas. Foi criada em 1986, pela empresa Philips. Existem basicamente três tipos de CD:


O CD já vem gravado de fábrica e é utilizado na distribuição de softwares e de música.

O CD-R permite a gravação de 750MB de dados e, uma vez que tiver gravado o conteúdo, não é possível mais alterá-lo.

O CD-RW é o chamado disco regravável permitindo a gravação e a regravação de dados, sendo que o disco deve ser completamente apagado antes que possa ser regravado. A capacidade dos três tipos de CD é basicamente a mesma.


No caso do CD, se convencionou que a velocidade de referência é a velocidade em que um CD de áudio deve ser lido para tocar uma música. Essa velocidade é a velocidade 1x, que corresponde à velocidade de 150.000 bits/s. Isso quer dizer que, se o disco rodasse a 2x, a música tocaria duas vezes mais rapidamente, como um locutor de uma corrida de cavalos, por exemplo.

Atualmente os CDs podem ser lidos em até 100x. Nos gravadores são especificadas três velocidades: velocidade máxima de gravação de discos CD-R, velocidade máxima de gravação de CD-RW e velocidade máxima de leitura. Assim um dispositivo 52x/32X/52X possui uma velocidade máxima de gravação de CD-R de 52X, uma velocidade máxima de gravação de CD-RW de 32x e uma velocidade máxima de leitura de 52X.



Copyright © 2010 AIEC.