É claro que esse tipo de gestão de dados está longe de ser tão eficiente quanto um sistema centralizado. Por exemplo, se um funcionário mudava de endereço, muito provavelmente ele teria que preencher um formulário para cada departamento para que o endereço seja atualizado nos diversos sistemas. Outra desvantagem é que a chance que ocorram erros tipográficos, ou formulários sejam extraviados ou simplesmente funcionários apáticos não façam à devida alteração é grande.

Assim o sistema baseado em arquivos possui duas desvantagens básicas que são: redundância de dados e problemas com a integridade dos dados.

Foi nesse contexto que surgiu uma outra forma de manter dados que consiste no formato de base de dados. Neste formato cada informação é categorizada e etiquetada de forma que a coleção de dados pode ser muito mais útil e poderosa. Dados nesse formato podem ser acessados e manipulados de forma muito mais fácil para criar informações úteis que possam melhorar a produtividade. Sistemas integrados de banco de dados emergiram como meios de organizar e consolidar a informação armazenada e mantida por uma organização. Com tal sistema, a folha de pagamentos e os dados dos funcionários poderiam ser processados a partir de um único sistema integrado de dados.



Copyright © 2010 AIEC.