O programa SGBD se encarrega também de organizar os arquivos, armazenar dados, relacionar os registros e classificar os registros.

Essa divisão do sistema em camadas possui vários benefícios.

O primeiro benefício é o fato de simplificar o projeto de software de aplicação. O software de aplicação pode ser mais simples, pois ele não precisa gerenciar os dados diretamente dispondo de sua localização física, conter rotinas de classificação, filtragem e ordenamento de registros, etc.

Outro benefício importante é que torna o SGBD independente dos softwares de aplicação, bastando que continue sendo possível a comunicação entre as camadas. Isso é importante porque poderemos alterar a estrutura física do banco de dados, atualizar o SGBD, alterar formatos e campos sem a necessidade de atualizar os softwares de todos os clientes (usuários).

Devemos, entretanto, ressaltar que em um sistema de banco de dados simples, as duas camadas poderão ser implementadas em um mesmo programa.

Consultas - Os dados de uma base de dados são acessados por meio de consultas (em inglês Queries) que especificam quais os registros/campos que devem ser mostrados para o usuário. As consultas também são utilizadas para manipular dados. Hoje em dia a maioria dos SGBD possui uma interface amigável para que o usuário possa consultar a base de dados.



Copyright © 2010 AIEC.