1 - Gestão do conhecimento

Na economia moderna, o maior bem da empresa é o conhecimento sobre os serviços exclusivos que oferece ou sobre produtos que fabrica. Se uma empresa consegue oferecer um serviço por um preço inferior ao da concorrência, ela detém um conhecimento que os seus concorrentes não possuem. Da mesma forma, se a empresa fabrica um produto de excelente qualidade por um preço competitivo ela também detém um conhecimento que é fundamental para a sua permanência no mercado.

Neste contexto competitivo, as empresas devem ser únicas, e a diferenciação pode ser feita, por exemplo, pela inovação, pela marca, pela utilização de ferramentas e processos únicos para a estrutura organizacional da empresa e para a gestão de pessoas. Portanto, essa competência organizacional, que, na verdade, é algo intangível, pois não pode ser mensurado, cria valor para a sociedade se constituindo como uma fonte de lucros para a empresa.

À medida que o conhecimento é uma fonte de lucros para empresa, ele tem uma importância estratégica essencial para a sobrevivência da empresa, o seu sucesso dependerá diretamente da capacidade da empresa em gerar, organizar e disseminar o conhecimento. A gestão do conhecimento então aumenta a capacidade da empresa de produzir conhecimento, incorporando esse conhecimento aos seus negócios.



Copyright © 2010 AIEC.