Criação do Conhecimento - Nós vimos como os sistemas de informação podem nos ajudar a reunir e disseminar o conhecimento. Agora iremos tratar dos sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC). São sistemas específicos para trabalhadores que lidam com a criação do conhecimento, como os pesquisadores, projetistas e analistas. Esses profissionais precisam de sistemas específicos com alta capacidade de processamento que permitam o manuseio de gráficos, informações multimídia, a realização de cálculos complexos e simulações. Esses sistemas são bem específicos ao tipo de necessidade do profissional. Assim o sistema utilizado por um analista financeiro deve ser completamente diferente do sistema utilizado por um designer de carros.
Captura do conhecimento - As organizações estão utilizando cada vez mais sistemas que utilizam técnicas de inteligência artificial (IA). A inteligência artificial é definida no dicionário Houass como “ramo da informática que visa dotar os computadores da capacidade de simular certos aspectos da inteligência humana, tais como, aprender com a experiência, inferir a partir de dados incompletos, tomar decisões em condições de incerteza e compreender a linguagem falada, entre outros.”

Os sistemas que utilizam esses conceitos de IA são os chamados sistemas especialistas. A finalidade desses sistemas especialistas é sintetizar o conhecimento de um especialista para que determinadas ações e procedimentos possam ser realizados de forma automatizada.

Esse conceito é utilizado, por exemplo, em sistemas bancários para avaliar o crédito de um cliente. Esse tipo de sistema é utilizado também para detectar possíveis irregularidades nas compras dos cartões de crédito e na emissão de cheques. Compras que fogem ao padrão de consumo do cliente são detectadas e procedimentos administrativos podem ser realizados para validar a compra e o cheque do cliente.



Copyright © 2010 AIEC.